Mundo

Obama e Hollande ressaltam compromisso de acordo climático

Os presidentes dos EUA e da França ressaltaram o compromisso "pessoal" de conseguir um acordo "ambicioso e durável" sobre a mudança climática em cúpula


	Os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e da França, François Hollande: Obama e Hollande conversaram hoje sobre o encontro de Paris
 (REUTERS/Kevin Lamarque)

Os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e da França, François Hollande: Obama e Hollande conversaram hoje sobre o encontro de Paris (REUTERS/Kevin Lamarque)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de novembro de 2015 às 16h57.

Washington - Os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e da França, François Hollande, ressaltaram nesta sexta-feira o compromisso "pessoal" de conseguir um acordo "ambicioso e durável" sobre a mudança climática na cúpula que será realizada em Paris a partir de 30 de novembro, segundo a Casa Branca.

Obama e Hollande conversaram hoje por telefone sobre o encontro de Paris e ressaltaram a "determinação de trabalhar juntos" para conseguir esse acordo, indicou um comunicado da presidência americana.

O presidente americano deve marcar presença na Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança Climática (COP21), que visa fechar um acordo global para a redução de emissões. Na semana passada, ao antecipar sua participação na cúpula, Obama insistiu que é preciso agir "aqui e agora" para conter o aquecimento global.

Além disso, o líder americano anunciou sua rejeição à construção do polêmico oleoduto Keystone, pensado para transportar petróleo do Canadá ao Texas, e argumentou que esse projeto "teria comprometido a liderança" dos EUA em nível mundial na luta contra a mudança climática.

Obama e Hollande também falaram sobre a cúpula do G20 (as 20 maiores economias do mundo), à qual ambos comparecerão neste fim de semana na cidade de Antalya, na Turquia.

Obama, Hollande e os líderes de Alemanha, Reino Unido e Itália preveem realizar uma reunião para debater a luta contra os jihadistas do Estado Islâmico (EI) e a situação na Ucrânia, segundo antecipou a Casa Branca. 

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaClimaEstados Unidos (EUA)EuropaFrançaFrançois HollandePaíses ricosPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Israel ameaça não ter cessar-fogo se Hamas não liberar lista de reféns a serem libertados

Justiça prorroga prisão de presidente da Coreia do Sul temendo destruição de provas

Quais as chances de Trump anexar Canadá e Groenlândia após tomar posse?

Trump avalia adiar proibição do TikTok por 90 dias após assumir presidência dos EUA