Mundo

Obama e Hillary criticam Trump por querer proibir muçulmanos

O presidente dos Estados Unidos e a candidata presidencial democrata Hillary Clinton fizeram ataques quase simultâneos a Donald Trump


	Hillary Clinton: Hillary disse que a proposta de seu provável rival fortalece seu argumento de que Trump é temperamentalmente inadequado
 (Morne de Klerk/Getty Images)

Hillary Clinton: Hillary disse que a proposta de seu provável rival fortalece seu argumento de que Trump é temperamentalmente inadequado (Morne de Klerk/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de junho de 2016 às 16h51.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e a candidata presidencial democrata Hillary Clinton fizeram ataques quase simultâneos a Donald Trump nesta terça-feira, explicitando seu desprezo pelo provável candidato presidencial republicano por sua proposta de proibir a entrada de muçulmanos nos EUA.

Claramente irritado, Obama aproveitou um discurso no Departamento do Tesouro para emitir uma rejeição extraordinária à suspensão de imigração de países com um "histórico de terrorismo", tal como aventada por Trump, em reação ao massacre em uma boate gay da Flórida.

Sem mencionar o magnata pelo nome, o presidente democrata refutou uma crítica do republicano segundo a qual Obama não emprega o termo "terrorismo islâmico radical" para descrever a militância do Estado Islâmico. Obama a classificou como uma distração política.

"O que exatamente se conseguiria usando tal rótulo, o que exatamente isso mudaria?", indagou Obama. "Alguém pensa seriamente que não sabemos com quem estamos lutando? ... não existe nenhuma mágica na frase islã radical. É um tema político."

Falando a apoiadores em Pittsburgh, Hillary disse que a proposta de seu provável rival fortalece seu argumento de que Trump é temperamentalmente inadequado para servir como presidente, afirmando que o comandante-chefe do país "é um cargo que exige reações calmas, contidas e dignas" a acontecimentos como a matança em Orlando no domingo.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaCelebridadesDonald TrumpEmpresáriosEstados Unidos (EUA)Hillary ClintonMuçulmanosPaíses ricosPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado