Mundo

Obama diz ter 'plena confiança' em novo premiê da Itália

Monti recebeu uma ligação do próprio Obama, na qual o chefe de Estado americano manifestou seu desejo de realizar um encontro entre os dois o mais rápido possível

Obama parabenizou o primeiro-ministro italiano pelo amplo apoio recebido pelo Parlamento (Getty Images)

Obama parabenizou o primeiro-ministro italiano pelo amplo apoio recebido pelo Parlamento (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de novembro de 2011 às 19h05.

Roma - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou nesta segunda-feira ter "plena confiança" no novo primeiro-ministro da Itália, Mario Monti, em sua tarefa de equilibrar a "complexa conjuntura econômica e financeira italiana".

Em comunicado, a Presidência do Governo italiano informou que Monti recebeu uma ligação do próprio Obama, na qual o chefe de Estado americano manifestou seu desejo de realizar um encontro entre os dois o mais rápido possível.

"Ele quis expressar sua plena confiança na ação de Monti, dada sua reconhecida experiência no âmbito europeu e internacional. Obama destacou que a elevada competência dos membros do novo Executivo é uma garantia de uma ação de governo eficaz", indica a nota.

Obama parabenizou o primeiro-ministro italiano pelo amplo apoio recebido pelo Parlamento para a formação de seu governo e também "pela disposição de assumir uma responsabilidade tão grande em um momento de complexa conjuntura econômica italiana e internacional".

A Presidência do Governo italiano informou ainda que Obama busca uma estreita relação com Monti para abordar de maneira mais ágil todos os assuntos internacionais que envolvem a Itália e os EUA, entre eles os conflitos e as missões na Líbia, no Afeganistão, no Líbano e em Kosovo.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEstados Unidos (EUA)EuropaItáliaPaíses ricosPersonalidadesPiigsPolíticos

Mais de Mundo

Trump promete deportações em massa, mas expulsou menos estrangeiros que Obama

Cessar-fogo na Faixa de Gaza: troca de prisioneiros marca início do acordo

Elon Musk, Jeff Bezos e Tim Cook: os bilionários e CEOs que estarão na posse de Trump

Quais são os poderes de Trump para impor tarifas e mudar o comércio global?