Mundo

Obama diz estar mais 'otimista' que em 2008

O presidente americano também agradeceu nesta terça-feira aos democratas de Iowa pelo apoio durante seu caminho rumo à Casa Branca

Obama e a primeira-dama Michelle Obama: 'em alguns aspectos, agora sou mais otimista que quando concorri pela primeira vez'
 (Mandel Ngan/AFP)

Obama e a primeira-dama Michelle Obama: 'em alguns aspectos, agora sou mais otimista que quando concorri pela primeira vez' (Mandel Ngan/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de janeiro de 2012 às 07h18.

Washington - O presidente americano, Barack Obama, agradeceu nesta terça-feira aos democratas de Iowa por seu apoio durante seu caminho rumo à Casa Branca e assinalou que agora 'é mais otimista' que em 2008.

'Em alguns aspectos, agora sou mais otimista que quando concorri pela primeira vez. Já vimos algumas mudanças. O ano de 2012 se baseará em lembrar aos americanos quão longe avançamos', assegurou Obama em uma videoconferência desde Washington com membros do Partido Democrata em Iowa.

Além disso, o presidente americano, que ganhou nos caucus (assembleias populares) de Iowa durante sua corrida presidencial, assegurou que 'os democratas permitiram o fim da Guerra do Iraque e a aprovação da reforma do sistema de saúde'.

A conversa de Obama com simpatizantes democratas em Iowa coincide com a realização, na noite desta terça-feira, dos caucus do Partido Republicano neste estado do meio oeste, com os quais se dá início à disputa pela designação como candidato oficial na próxima convenção republicana, em agosto, na Flórida.

Obama aproveitou a ocasião para criticar os republicanos por 'apoiarem cortes de impostos aos mais endinheirados', e reiterou seu compromisso para que todos os cidadãos tenham uma 'oportunidade justa'.

Por fim, para a ovação dos democratas de Iowa, o presidente dos EUA ressaltou que 'realizamos muito e temos ainda muito por fazer, por isso precisamos de mais quatro anos'. 

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEleiçõesEstados Unidos (EUA)Países ricosPersonalidadesPolíticaPolíticos

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado