Mundo

Obama disse a Sarkozy estar decepcionado por apoio à Palestina na Unesco

Presidente americano disse estar desapontado com o voto da França a favor do ingresso do país como estado membro na Unesco

Sarkozy qualificou o premiê israelense, Benjamin Netanyahu, de 'mentiroso' e  replicou a Obama: "Você se queixa, mas eu tenho que tratar com ele com muita mais frequência que você" (Lionel Bonaventure/AFP)

Sarkozy qualificou o premiê israelense, Benjamin Netanyahu, de 'mentiroso' e replicou a Obama: "Você se queixa, mas eu tenho que tratar com ele com muita mais frequência que você" (Lionel Bonaventure/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de novembro de 2011 às 05h28.

Honolulu - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, expressou neste domingo a seu colega francês, Nicolas Sarkozy, sua decepção com o voto da França a favor do ingresso da Palestina como estado membro na Unesco.

Em entrevista coletiva após o final da cúpula do Fórum de Cooperação Econômica Ásia Pacífico (Apec), encerrada neste domingo em Honolulu (EUA), o presidente americano se referia à conversa particular sobre o conflito palestino-israelense que manteve com Sarkozy na semana passada após a cúpula do Grupo dos 20, sem perceber que falava com o microfone aberto, e cujo conteúdo puderam escutar parcialmente alguns jornalistas.

Segundo Obama, ele manteve uma conversa 'franca e firme' na qual expressou sua decepção sobre o apoio francês à entrada da Palestina na organização da ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura.

Obama lembrou que, como consequência dessa iniciativa, Washington se viu obrigado por lei a suspender suas contribuições à Unesco, de US$ 60 milhões.

O presidente americano assegurou que em sua conversa insistiu em que a única maneira de estabelecer um Estado palestino é mediante as negociações entre israelenses e palestinos, 'não através da ONU'.

Assegurou que expressou essa posição de maneira consistente tanto em suas declarações públicas quanto privadas.

Na conversa que os jornalistas escutaram, Sarkozy qualificou o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, de 'mentiroso' e Obama, sem tirar-lhe a razão, replicou: 'Você se queixa, mas eu tenho que tratar com ele com muita mais frequência que você'.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosBarack ObamaPalestinaIsraelNicolas Sarkozy

Mais de Mundo

Trump autoriza envio de soldados a Chicago após juíza bloquear mobilização em Portland

EUA acusa Cuba de enviar 5 mil soldados para reforçar tropas russas na Ucrânia, diz Reuters

Marchas em apoio aos palestinos reúnem centenas de milhares de pessoas na Europa

Ato de campanha de Milei provoca incidentes com detidos na Argentina