Mundo

Obama destina US$3 bilhões para fundo "verde" internacional

Obama deve anunciar oficialmente a doação durante a cúpula de líderes de países do G20, grupo das principais nações desenvolvidas e em desenvolvimento


	Barack Obama: presidente americano deve anunciar oficialmente a doação ao fundo verde durante a cúpula de líderes de países do G20
 (Kevin Lamarque/Reuters)

Barack Obama: presidente americano deve anunciar oficialmente a doação ao fundo verde durante a cúpula de líderes de países do G20 (Kevin Lamarque/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de novembro de 2014 às 13h00.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fará uma contribuição de 3 bilhões de dólares para um fundo climático verde, num esforço para ajudar países pobres a lidar com os efeitos das mudanças climáticas, disse nesta sexta-feira uma autoridade do governo dos EUA.

Obama deve anunciar oficialmente a doação durante a cúpula de líderes de países do G20, grupo das principais nações desenvolvidas e em desenvolvimento, na Austrália.

A contribuição seria a segunda importante ação em prol do clima tomada por Obama após a derrota do Partido Democrata nas eleições legislativas da semana passada nos EUA.

Nesta semana, Obama já havia anunciado um acordo climático com a China, segundo o qual os Estados Unidos vão reduzir suas emissões de gases do efeito estufa em cerca de 25 por cento até 2025, enquanto a China vai impor limites para suas emissões até 2030.

Os Estados Unidos se juntariam a outros países, incluindo México, Coreia do Sul, Alemanha, França e Japão, ao contribuir para o fundo.

O objetivo do fundo é trabalhar em parceira com o setor privado para incentivar o mercado global de tecnologias de energia limpa, criando oportunidades para empreendedores e a indústria, inclusive nos Estados Unidos.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEstados Unidos (EUA)G20Países ricosPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Diplomatas de 24 países faziam parte de delegação alvejada em Jenin por forças israelenses

Suprema Corte de Israel diz que demissão de chefe de serviço de segurança foi ilegal

Mais de 48 mil isolados e 300 retirados de áreas afetadas por inundações na Austrália

Governo da Argentina decreta desregulamentação do transporte marítimo e fluvial