Obama "Esta noite tenho o fervoroso desejo de que possamos aproveitar algo dessa unidade e desse orgulho para enfrentar os múltiplos desafios que ainda encaramos" (Chip Somodevilla/Getty Images)
Da Redação
Publicado em 3 de maio de 2011 às 08h13.
Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta segunda-feira que após a notícia da morte do terrorista Osama bin Laden os americanos experimentam o "mesmo sentimento de unidade que prevaleceu após os ataques de 11 de setembro".
"Lembramos mais uma vez que há um orgulho pelo que representa este país e pelo que podemos alcançar, que vai além de um partido e além da política", avaliou Obama em um jantar na Casa Branca com congressistas republicanos e democratas.
Em um breve discurso, o líder reconheceu: "a unidade que sentimos após os atentados de 11 de setembro se desgastou um pouco com os anos, e não tenho ilusões sobre os difíceis debates que teremos nos próximos meses".
No entanto, acrescentou: "sei que houve vários momentos como este durante o presente ano, nos aproximando como uma família americana", ao citar o tiroteio de Tucson e a resposta às terríveis tempestades que atingiram recentemente os estados do sul dos EUA.
"Ontem à noite foi um desses momentos. Por isso, esta noite tenho o fervoroso desejo de que possamos aproveitar algo dessa unidade e desse orgulho para enfrentar os múltiplos desafios que ainda encaramos", concluiu Obama, para os aplausos dos convidados.