Mundo

Obama defende uso de gás natural em veículos

Presidente dos EUA inaugurou o primeiro 'corredor' de gás natural ligando o porto de Long Beach, na Califórnia, com Salt Lake City, onde caminhões podem reabastecer ao longo do caminho

Também nesta quinta-feira, Obama anunciou a última rodada de concessões de áreas offshore no centro do Golfo do México (Jewel Samad/AFP)

Também nesta quinta-feira, Obama anunciou a última rodada de concessões de áreas offshore no centro do Golfo do México (Jewel Samad/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de janeiro de 2012 às 09h49.

São Paulo - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, defendeu nesta quinta-feira o uso de gás natural como combustível para transporte, dizendo que ele é mais limpo e barato que o petróleo e muito mais abundante no país, de acordo com uma reportagem do jornal The Wall Street Journal.

"Nós temos uma reserva de gás natural sob nossos pés que pode suprir a América por cerca de cem anos... Nós somos a Arábia Saudita do gás natural", afirmou ele, em uma planta da United Parcel Service (UPS), que vai servir como uma estação de reabastecimento para caminhões que rodam com gás natural liquefeito. "Pense em uma América onde mais carros e caminhões rodem com gás natural doméstico em vez de petróleo estrangeiro."

Obama inaugurou oficialmente o primeiro "corredor" de gás natural ligando o porto de Long Beach, na Califórnia, com Salt Lake City, onde caminhões médios e pesados podem reabastecer ao longo do caminho. A UPS usou mais de US$ 5 milhões em subsídios federais para modernizar sua frota de caminhões e concluir o corredor.

O presidente americano abordou as preocupações associadas ao fraturamento hidráulico, decorrente de uma técnica usada para extrair o gás natural à qual os ambientalistas temem que possa levar à contaminação do lençol freático. A Casa Branca disse nesta semana que o governo vai exigir das empresas de perfuração de gás em terras públicas que divulguem os produtos químicos que utilizam.

Também nesta quinta-feira, Obama anunciou a última rodada de concessões de áreas offshore no centro do Golfo do México, programada para o fim de junho, com as condições destinadas a garantir que as companhias petrolíferas desenvolvam as áreas que adquirirem, disseram autoridades. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEstados Unidos (EUA)GásPaíses ricosPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia

Irã manterá diálogos sobre seu programa nuclear com França, Alemanha e Reino Unido