Mundo

Obama critica plano de republicanos para derrubar Medicaid

O presidente, que transmite o cargo no próximo dia 20 a Donald Trump, afirmou que a medida prejudica o sistema de saúde norte-americano

Obama: esta semana, ele se encontrou com democratas para traçar uma estratégia para salvar o programa (Getty Images)

Obama: esta semana, ele se encontrou com democratas para traçar uma estratégia para salvar o programa (Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 6 de janeiro de 2017 às 15h43.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, condenou duramente, nesta sexta-feira, o plano de congressistas do Partido Republicano para derrubar o Medicaid, programa de assistência médica que foi uma das principais vitrines de seu mandato, afirmando esta ser uma estratégia imprudente que coloca em risco o acesso de dezenas de milhões de norte-americanos à serviços de saúde.

O presidente, que transmite o cargo no próximo dia 20 a Donald Trump, afirmou que a medida prejudica o sistema de saúde norte-americano.

A Casa Branca antecipou o texto, que será publicado no New England Journal of Medicine, no site Vox.

"A abordagem de "derrubar primeiro e trocar depois" é simplesmente irresponsável - e pode fazer sangrar lentamente o sistema de saúde do país, de que muitos dependem", escreveu o democrata.

À medida em que seu fim se encaminha, o governo de Obama vê congressistas republicanos se movendo para desmantelar principais partes da lei de saúde aprovada em 2010 e que expande a cobertura do sistema para cerca de 20 milhões de habitantes.

Esta semana, ele se encontrou com democratas para traçar uma estratégia para salvar o programa.

Na prestigiosa publicação médica, Obama afirmou que a derrubada do Afordable Care Act (ACA), sem colocar algo no lugar de imediato, pode levar seguradoras a não participar do programa.

"Hospitais podem cortar serviços e empregos no curto prazo antecipando a alta de tratamentos não pagos que irá resultar da contração do Medicaid", afirmou.

O atual presidente pediu que os republicanos expliquem o que pretendem colocar no lugar do ACA antes de derrubá-lo. Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaDonald TrumpEleições americanasEstados Unidos (EUA)

Mais de Mundo

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo

Quais países têm salário mínimo? Veja quanto cada país paga