Mundo

Obama compara candidatos republicanos a "Grumpy Cat"

Presidente americano aproveitou evento democrata para dar alfinetadas nos candidatos do partido de oposição.

Barack Obama e "Grumpy Cat": presidente imitou o fenômeno da internet em evento organizado pelos democratas (Reprodução/YouTube/The Telegraph e Reprodução/Facebook/The Official Grumpy Cat)

Barack Obama e "Grumpy Cat": presidente imitou o fenômeno da internet em evento organizado pelos democratas (Reprodução/YouTube/The Telegraph e Reprodução/Facebook/The Official Grumpy Cat)

Mariana Fonseca

Mariana Fonseca

Publicado em 24 de outubro de 2015 às 18h45.

São Paulo - Para o presidente americano Barack Obama, os candidatos republicanos à presidência dos Estados Unidos parecem o fenômeno da internet "Grumpy Cat", uma gata conhecida por estar sempre com a cara fechada.

Obama alfinetou os opositores durante discurso no Fórum de Liderança Feminina, organizado pelo Comitê Democrata Nacional, em Washington (EUA), ao defender o progresso que seu governo teria tido nos últimos anos. As eleições americanas acontecerão no ano que vem.

"O ponto é que, em geral, estamos tendo um avanço imenso. E isso nos faz pensar no porquê de os políticos republicanos serem tão pessimistas em relação aos Estados Unidos. Já perceberam isso?", questionou o presidente. "Eles são melancólicos. São como o 'Grumpy Cat'".

Depois dessa frase, Obama imitou a expressão rabugenta da gatinha, arrancando risos e aplausos da plateia. E completou: "Tudo é terrível, segundo eles. Nós estamos condenados!".

Veja, a seguir, o vídeo em que Obama alfineta os republicanos (e faz a cara da "Grumpy Cat"):

yt thumbnail

"Grumpy Cat"

Tudo começou quando uma foto da gatinha de cara fechada foi postada no fórum Reddit, em setembro de 2012. Com muitos alegando que a imagem era falsa, a dona Tabatha Bundesen postou vídeos para comprovar a veracidade do mau humor do felino. O vídeo viralizou tanto que uma marca foi criada: "Grumpy Cat".

Hoje, há uma série de produtos com a cara da gata estampada, como livros, camisetas e canecas (ainda que não tenha faturado 100 milhões de dólares, como era alegado). Em agosto deste ano, foi feita uma réplica animada no museu Madame Tussauds, em San Francisco (Estados Unidos). É o primeiro gato a estar no museu, segundo o próprio site do felino.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEleições americanasInternetPartido Democrata (EUA)Partido Republicano (EUA)PersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Ministro alemão adverte para riscos de não selar acordo entre UE e Mercosul

Israel ataca centro de Beirute em meio a expectativas de cessar-fogo no Líbano

Rússia expulsa diplomata britânico por atividades de espionagem

Presidente do México alerta Trump que imposição de tarifas não impedirá migração e drogas nos EUA