Mundo

Obama chega em Israel na 1ª visita ao país como presidente

O presidente americano foi recebido pelo primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e o presidente do país, Shimon Peres


	Barack Obama acena durante sua chegada em Israel: Obama passará dois dias e meio em Israel
 (Jack Guez/AFP)

Barack Obama acena durante sua chegada em Israel: Obama passará dois dias e meio em Israel (Jack Guez/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de março de 2013 às 08h35.

Aeroporto de Ben Gurion - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chegou nesta quarta-feira no aeroporto de Ben Gurion, perto de Tel Aviv, em sua primeira visita a Israel como chefe de Estado.

Obama foi recebido ao pé da escada do avião presidencial pelo primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e o presidente do país, Shimon Peres.

O Air Force One foi escoltado até sua aterrissagem por quatro helicópteros e o espaço aéreo do país foi fechado. Após a execução dos hinos dos EUA e de Israel, Obama passou revista, acompanhado do presidente israelense, por uma guarda de honra formada por forças de terra, mar e ar.

No aeroporto, coberto com dezenas de bandeiras de ambos os países, todos os membros do novo governo israelense e os máximos representantes das instituições do país esperaram Obama, além de outras 250 personalidades convidadas e cerca de 300 jornalistas.

No aeroporto, Obama terá oportunidade de ver de perto uma das baterias da Cúpula de Ferro, o sistema antimísseis subvencionado por Washington, transferida ao local para a ocasião.


Obama deve viajar para Jerusalém em um helicóptero para assistir a uma recepção na residência de Peres, com quem plantará uma árvore e escutará um grupo de crianças cantarem boas-vindas em hebraico, árabe e inglês.

Obama passará dois dias e meio em Israel, com dois breves deslocamentos ao território palestino ocupado da Cisjordânia, para Ramala, para se reunir com o presidente palestino Mahmoud Abbas e o primeiro-ministro Salam Fayyad, e para Belém para visitar a basílica que marca o nascimento de Jesus.

Durante a viagem, batizado por Israel como 'Aliança Irrompível', Obama se reunirá por três ocasiões com Netanyahu e pronunciará um discurso perante 600 estudantes em um grande centro de convenções de Jerusalém.

Entre os principais temas na agenda das conversas de Obama figuram o programa nuclear iraniano, o conflito armado na Síria e os caminhos para relançar o estagnado processo de paz no Oriente Médio. 

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaDiplomaciaEstados Unidos (EUA)IsraelPaíses ricosPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Há chance real de guerra da Ucrânia acabar em 2025, diz líder da Conferência de Segurança de Munique

Trump escolhe bilionário Scott Bessent para secretário do Tesouro

Partiu, Europa: qual é o país mais barato para visitar no continente

Sem escala 6x1: os países onde as pessoas trabalham apenas 4 dias por semana