Mundo

Obama chama Mandela de herói e lhe deseja recuperação rápida

Mandela, de 94 anos, Prêmio Nobel da Paz de 1993, voltou a ser hospitalizado na quarta-feira passada após sofrer uma recaída por uma infecção pulmonar


	"Mandela tem uma fortaleza física como a que teve de natureza e liderança durante tantas décadas e esperamos que supere este último desafio", declarou Obama
 (REUTERS/Kevin Lamarque)

"Mandela tem uma fortaleza física como a que teve de natureza e liderança durante tantas décadas e esperamos que supere este último desafio", declarou Obama (REUTERS/Kevin Lamarque)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de março de 2013 às 20h04.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou nesta quinta-feira que o ex-mandatário sul-africano, Nelson Mandela, é um "herói" e uma "inspiração" para todos, ao mesmo tempo em que lhe desejou uma rápida recuperação de seus problemas de saúde.

"Obviamente, todos estamos profundamente preocupados com a saúde de Nelson Mandela. Acho que é um herói para todos nós... e manteremos ele e toda sua família em nossos pensamentos e orações", disse Obama.

"Mandela tem uma fortaleza física como a que teve de natureza e liderança durante tantas décadas e esperamos que supere este último desafio", declarou Obama.

Mandela, de 94 anos, Prêmio Nobel da Paz de 1993, voltou a ser hospitalizado na quarta-feira passada após sofrer uma recaída por uma infecção pulmonar, segundo seu escritório.

Obama assinalou que Mandela, primeiro presidente negro na história da África do Sul, "deu tudo por seu povo e terminou sendo uma inspiração para todos nós".

"Quando penso em um só indivíduo que encarna o tipo de qualidades de liderança às que todos aspiramos, o primeiro nome que me vem é o de Nelson Mandela. E todos nós lhe desejamos tudo de melhor", ressaltou.

Obama fez essas declarações no início de uma reunião na Casa Branca com os presidentes do Senegal, Macky Sall; do Malauí, Joyce Banda; e de Serra Leoa, Ernest Bai Koroma, além do primeiro-ministro de Cabo Verde, José María Pereira Neves.

Acompanhe tudo sobre:DiplomaciaNelson MandelaPolíticosSaúde

Mais de Mundo

Reino Unido pede a seus cidadãos que deixem o Líbano em voos comerciais

Qual o risco de guerra entre Líbano e Israel após as explosões de pagers?

Guarda Revolucionária do Irã promete 'resposta esmagadora' por ataques no Líbano

Biden receberá Zelensky na Casa Branca para falar sobre guerra com a Rússia