Mundo

Obama celebra 1º Memorial Day sem grandes guerras em 14 anos

O presidente americano comemorou o primeiro Memorial Day em 14 anos sem que o país estivesse envolvido em uma grande guerra

Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, discursa durante cerimônia do Memorial Day, no Cemitério Nacional de Arlington (Jonathan Ernst/Reuters)

Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, discursa durante cerimônia do Memorial Day, no Cemitério Nacional de Arlington (Jonathan Ernst/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de maio de 2015 às 19h27.

Arlington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, comemorou nesta segunda-feira o primeiro Memorial Day em 14 anos sem o país estar envolvido em uma grande guerra, durante uma cerimônia anual para relembrar militares norte-americanos mortos em combate.

Em comentários feitos no Cemitério Nacional de Arlington, perto da capital Washington, Obama homenageou soldados que serviram em conflitos como a Segunda Guerra Mundial, assim como nas mais recentes guerras do país, Iraque e Afeganistão. 

“Para muitos de nós, este Memorial Day é especialmente significativo. Ele é o primeiro desde o fim de nossa guerra no Afeganistão”, disse Obama.

“Hoje é o primeiro Memorial Day em 14 anos no qual os EUA não estão envolvidos em uma grande guerra em solo.” Como candidato presidencial em 2008, Obama criticou ferozmente a guerra no Iraque lançada por seu antecessor republicano, o ex-presidente George W. Bush. 

Forças dos EUA agora estão envolvidas em campanhas aéreas contra militantes do Estado Islâmico no Iraque e na Síria, assim como em sessões de treinamento no Iraque e no Afeganistão.

O presidente tem relutado em relançar operações em terra no Iraque.  “Hoje, menos de 10 mil soldados permanecessem em missão para treinar e assistir forças afegãs. Nós vamos continuar a trazê-los para casa e reduziremos ainda mais nossas forças, até ficarmos com uma presença (militar) na embaixada até o fim do ano que vem”, disse Obama. 

“Mas o Afeganistão permanece um lugar muito perigoso. E, como muitas famílias sabem, nossas tropas continuam a arriscar suas vidas por nós.”

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEstados Unidos (EUA)GuerrasPaíses ricosPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado