Mundo

Obama autoriza sanções contra hackers

Com a ordem, o Tesouro americano tem o poder de congelar ou bloquear ativos das pessoas envolvidas em ataques contra redes virtuais americanas "cruciais"

Obama faz pronunciamento na Casa Branca: "As ameaças cibernéticas representam um dos problemas econômicos e de segurança nacional mais graves para os Estados Unidos" (Jim Watson/AFP)

Obama faz pronunciamento na Casa Branca: "As ameaças cibernéticas representam um dos problemas econômicos e de segurança nacional mais graves para os Estados Unidos" (Jim Watson/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de abril de 2015 às 11h50.

Washington - O presidente Barack Obama autorizou nesta quarta-feira a aplicação de sanções econômicas contra hackers americanos e estrangeiros, ao permitir que o governo congele os ativos de pessoas envolvidas em ataques cibernéticos contra os Estados Unidos.

"As ameaças cibernéticas representam um dos problemas econômicos e de segurança nacional mais graves para os Estados Unidos. Minha administração está aplicando uma estratégia global para enfrentá-lo", afirma Obama na ordem executiva.

Com a ordem, o Tesouro americano tem o poder de congelar ou bloquear ativos das pessoas envolvidas em ataques contra redes virtuais americanas "cruciais", como sistemas bancários ou relacionados ao roubo de dados de cartões de crédito.

"As invasões e ataques cibernéticos - muitos procedentes do exterior - afetam nossos negócios, roubam segredos comerciais e custam empregos americanos. Hackers iranianos atacaram bancos americanos", escreveu Obama na mensagem.

"Os ataques virtuais da Coreia do Norte contra a Sony Pictures destruíram informações e colocaram milhares de computadores fora de uso. Nas falhas (de segurança) recentes que viraram manchetes, dados pessoais de mais de 100 milhões de americanos foram comprometidos, como informações sobre seus cartões de crédito ou informações médicas", completa.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEstados Unidos (EUA)HackersPaíses ricosPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Furacão Milton: Flórida anuncia multas de até US$ 25 mil para quem elevar preços de bens essenciais

Furacão Milton mata ao menos 10 na Flórida e se aproxima do norte das Bahamas

Evo Morales é convocado para depor em processo por suposto abuso de uma menor

Juiz do Texas considera ilegal programa que protege imigrantes nos EUA; decisão será analisada hoje