Mundo

Obama aplaude acordo sobre Síria no CS da ONU

O comentário de Obama foi feito no Salão Oval da Casa Branca, durante uma reunião com o primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh


	Barack Obama: presidente aplaudiu o fato de a proposta de resolução ter força de lei, ser verificável e também aplicável
 (Getty Images)

Barack Obama: presidente aplaudiu o fato de a proposta de resolução ter força de lei, ser verificável e também aplicável (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de setembro de 2013 às 15h19.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, qualificou como uma "potencial grande vitória da comunidade internacional" o acordo fechado ontem para a aprovação de uma resolução no Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU) destinada a eliminar os arsenais químicos da Síria.

O comentário de Obama foi feito no Salão Oval da Casa Branca, durante uma reunião com o primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh. Obama declarou-se "muito esperançoso com as perspectivas do que pode vir a ser alcançado".

A proposta de resolução exige que a Síria entregue seus arsenais químicos e garanta o acesso irrestrito de inspetores às armas. Caso a Síria descumpra os termos da resolução, o CS da ONU voltará a se reunir para aprovar uma nova resolução para impor sanções ou até mesmo desatar uma ação militar.

Obama aplaudiu o fato de a proposta de resolução ter força de lei, ser verificável e também aplicável. Ele disse ainda que sua ameaça de uso da força contra a Síria foi "fundamental" para o acordo e "sempre" preferiu a solução diplomática.

Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaConselho de Segurança da ONUPersonalidadesPolíticosSíria

Mais de Mundo

Ao lado de Macron, Trump diz que guerra na Ucrânia pode terminar 'em questão de semanas'

Trump diz que tarifas planejadas para o México e Canadá 'seguirão em frente' no próximo mês

Papa Francisco tem 'leve melhora' em quadro de saúde, mas estado ainda é crítico

Conheça a guerra que inspirou a série Game Of Thrones