Mundo

Obama anuncia US$155 milhões em ajuda humanitária aos sírios

Recursos serão enviados na forma de comida, medicamentos e roupas


	Cidade de Alepo, na Síria: 60 mil pessoas já morreram no país nos últimos dois anos de conflitos para derrubar o presidente Bashar al Assad
 (Tauseef Mustafa/AFP)

Cidade de Alepo, na Síria: 60 mil pessoas já morreram no país nos últimos dois anos de conflitos para derrubar o presidente Bashar al Assad (Tauseef Mustafa/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de janeiro de 2013 às 16h45.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou na terça-feira uma ampliação da ajuda humanitária à Síria, e pediu a outros países que se empenhem mais em ajudar a ONU a auxiliar cerca de 4 milhões de pessoas dentro do conflagrado país, além de outros 700 mil refugiados no exterior.

Obama disse ter autorizado uma ajuda adicional de 155 milhões de dólares em comida, medicamentos e roupas para os sírios, elevando o total a 365 milhões de dólares. Ele divulgou um comunicado pelo YouTube, com legendas em árabe, falando diretamente ao povo sírio .

Obama tem sido criticado por sua falta de empenho em ajudar os rebeldes que tentam derrubar o presidente da Síria, Bashar al Assad. O custo humanitário da guerra civil disparou nos últimos meses, e o Ocidente demonstra crescente preocupação com a presença de militantes islâmicos entre os rebeldes. A ONU diz que mais de 60 mil pessoas morreram em quase dois anos de conflito.

O presidente norte-americano disse que a verba adicional ajudará a levar alimentos e água potável para os sírios. "Isso significa imunização para 1 milhão de crianças sírias", disse Obama em nota. "A ajuda norte-americana significa suprimentos de inverno para mais de meio milhão de pessoas em Aleppo, Homs e Dayr az Zawr." A ONU diz que precisaria de cerca de 1 bilhão de dólares para ajudar os refugiados sírios, e outros 519 milhões para ajudar pessoas na Síria, mas até segunda-feira havia arrecadado apenas 3 por cento desse valor.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEstados Unidos (EUA)Países ricosPersonalidadesPolíticosSíria

Mais de Mundo

Banco Popular da China realiza nova injeção de liquidez de RMB 1,4 trilhão em julho

Há 43 anos no poder, presidente mais velho do mundo anuncia candidatura para oitavo mandato

Frustrado com Putin, Trump sondou Zelensky sobre capacidade de ataque a Moscou, diz jornal

Tarifa de Trump ao Brasil afetará mais de 6.500 pequenas empresas dos EUA, dizem câmaras de comércio