O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama (D), cumprimenta o secretário de Defesa americano, Chuck Hagel (Larry Downing)
Da Redação
Publicado em 24 de novembro de 2014 às 13h43.
Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou nesta segunda-feira a renúncia do secretário de Defesa americano, Chuck Hagel, e disse que o funcionário realizou um trabalho "exemplar" durante seus quase dois anos à frente do Pentágono.
Obama fez um pronunciamento na Casa Branca e afirmou que, após várias semanas de conversas, ele e Hagel concordaram que é o "momento apropriado" para que a funcionária deixe o Pentágono, onde permanecerá até que seu sucessor seja nomeado.
As tensões com altos assessores da Casa Branca, em particular sobre a estratégia para combater o grupo jihadista Estado Islâmico (EI) e em relação à Síria, provocaram a saída de Hagel, um ex-senador republicano. Hagel estava ao lado de Obama e do vice-presidente Joseph Biden na audiência na Casa Branca.
A renúncia de Hagel é a primeira no governo de Obama após a derrota dos democratas nas eleições legislativas de 4 de novembro, nas quais os republicanos assumiram o controle total do Congresso.