Mundo

Obama anuncia plano para combater segregação racial

Plano habitacional do presidente dos Estados Unidos pretende fomentar a integração em todo o país


	Novas regras do governo de Barack Obama obrigam prefeituras do país a revisar suas políticas de habitação para evitar discriminação racial
 (Jonathan Ernst/Reuters)

Novas regras do governo de Barack Obama obrigam prefeituras do país a revisar suas políticas de habitação para evitar discriminação racial (Jonathan Ernst/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de julho de 2015 às 16h11.

Washington - O governo do presidente Barack Obama anunciou nesta quarta-feira uma série de medidas para combater a segregação racial no acesso a moradia, com o objetivo de fomentar a integração em todo o país.

As novas regras, que visam diversificar a população dos bairros mais nobres e reerguer os mais humildes, foram anunciadas em um documento emitido pela Secretaria de Habitação.

O secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Julián Castro, deverá dar detalhes sobre o "histórico plano" em um ato que acontecerá nesta quarta-feira na cidade de Chicago.

A Lei de Fomento da Habitação Justa, que proibiu a discriminação racial no acesso à moradia, foi aprovada em 1968 como consequência da luta pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos nessa época.

No entanto, segundo o governo de Obama, desde então essas normas não foram aplicadas com o rigor necessário.

Em um exemplo recente, no dia 25 de junho, a Suprema Corte emitiu uma decisão contra o Departamento de Habitação e Assuntos da Comunidade do estado do Texas, ao qual lembrou que não se pode discriminar a ninguém o acesso à moradia por motivos de raça, cor, religião, sexo e origem.

A origem do processo era a concessão de créditos tributários federais pelas autoridades texanas a promotores de imóveis, o que na prática deixava fora de áreas residenciais de brancos o desenvolvimento de casas para pessoas de baixa renda.

As novas regras obrigam as prefeituras de todo o país a revisar suas políticas de habitação para evitar a discriminação racial e informar os resultados periodicamente. 

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaCasasEstados Unidos (EUA)ImóveisPaíses ricosPersonalidadesPolíticosPreconceitosRacismo

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'