Mundo

Obama anuncia mais US$ 70 milhões em ajuda a Israel

Presidente americano anunciou pela primeira vez o pacote em maio. O dinheiro deverá ser usado para expandir a produção de mísseis de curto alcance, usados na defesa

Barack Obama fala de aliança com Israel na Sala Oval, em Washington D.C. (Larry Downing/Reuters)

Barack Obama fala de aliança com Israel na Sala Oval, em Washington D.C. (Larry Downing/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de julho de 2012 às 15h01.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta sexta-feira que está liberando um pacote adicional de US$ 70 milhões em ajuda militar a Israel, em uma medida já anunciada que parece ser tomada no momento em que o adversário político do mandatário, o republicano Mitt Romney, se prepara para visitar Israel no final de semana. Obama assinou a lei no Salão Oval da Casa Branca.

Obama anunciou pela primeira vez o pacote para Israel em maio. O dinheiro deverá ser usado para expandir a produção de mísseis de curto alcance, usados na defesa. O sistema, conhecido como "Cúpula de Ferro", se mostrou bem sucedido ao impedir ataques de foguetes disparados contra civis israelenses, incluídos projéteis acionados a partir da Faixa de Gaza. Obama disse que o pacote evidencia "o compromisso inabalável" dos EUA com Israel.

O foco da Casa Branca em Israel nesta semana ocorre no momento em que Romney se prepara para visitar Jerusalém. Romney, que deverá ser nomeado oficialmente candidato a presidente pelos republicanos em agosto, é um crítico da política de Obama a respeito de Israel e prometeu aumentar ainda mais a ajuda ao Estado judeu, embora a administração americana tenha afirmado que Israel já recebe um auxílio recorde.

Uma porta-voz de Romney disse nesta sexta-feira que o ex-governador de Massachusetts estava feliz em ver que passos estão sendo tomados para garantir a cooperação com Israel na segurança.

As informações são da Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaDiplomaciaEstados Unidos (EUA)IsraelPaíses ricosPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado