Mundo

Obama anuncia estratégia em favor da África

"Ao olhar para o futuro, fica claro que a África é mais importante do que nunca para a segurança e para a prosperidade do mundo"

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de julho de 2012 às 15h51.

Washington - O presidente americano, Barack Obama, apresentou nesta quinta-feira sua estratégia em favor do desenvolvimento na África, "um continente mais importante do que nunca", com o objetivo de favorecer o crescimento econômico e reforçar a segurança e a democracia.

"Ao olhar para o futuro, fica claro que a África é mais importante do que nunca para a segurança e para a prosperidade da comunidade internacional e para os Estados Unidos em particular", declarou o presidente em um comunicado.

Esse plano busca incentivar o potencial de crescimento econômico "sensacional" do continente, para tirar milhões de africanos da pobreza, em uma região assolada pela miséria e pelos conflitos, informou à AFP uma autoridade americana sob anonimato.

A Casa Branca se concentrará em quatro pontos: reforçar as instituições democráticas, estimular o crescimento e os investimentos, priorizar a paz e a segurança e promover o desenvolvimento.

Essa estratégia é divulgada cerca de três anos depois de Barack Obama, cujo pai é queniano, anunciar as prioridades para esse continente durante uma viagem a Gana, a única de seu mandato a um país da África Subsaariana.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosÁfricaPobrezaBarack Obama

Mais de Mundo

Trump e Putin dizem ter avançado em conversas, mas não anunciam medidas em encontro no Alasca

Decisão poupa Argentina de entregar ações da YPF enquanto recursos não forem resolvidos

Governo Trump cria 'lista de lealdade' e classifica empresas por apoio a seu pacote fiscal

Avião B-2, modelo usado em ataque no Irã, passa perto de Putin em encontro com Trump; assista