Mundo

Obama alerta Rússia sobre "atoleiro" na Síria

O presidente dos EUA alertou à Rússia que sua campanha em apoio ao presidente sírio vai lançar Moscou em um atoleiro do qual terá dificuldades de sair


	O presidente americano, Barack Obama
 (Yuri Gripas/Reuters)

O presidente americano, Barack Obama (Yuri Gripas/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de outubro de 2015 às 19h55.

Washington - O presidente dos EUA, Barack Obama, alertou nesta sexta-feira à Rússia que sua campanha em apoio ao presidente sírio, Bashar al-Assad, vai lançar Moscou em um atoleiro do qual terá dificuldades de sair.

“Uma tentativa da Rússia e do Irã de amparar Assad e tentar pacificar a população vai apenas deixá-los presos em um atoleiro e não vai funcionar”, disse Obama em uma coletiva da imprensa na Casa Branca.

Ele afirmou que a Rússia também fracassa por não distinguir entre o Estado Islâmico e insurgentes mais moderados na Síria. “Da perspectiva deles, são todos terroristas”, disse Obama.

“E essa é uma receita para o desastre.” A Rússia bombardeou a Síria nesta sexta-feira por um terceiro dia consecutivo, atingindo sobretudo áreas controladas por grupos insurgentes rivais em vez de militantes do Estado Islâmico, alvo que havia dito ser o principal, o que vem provocando uma reação cada vez mais irritada de potências ocidentais.

A decisão do presidente russo, Vladimir Putin, de conduzir ataques na Síria marca uma escalada dramática do envolvimento estrangeiro numa guerra civil que já dura mais de quatro anos e na qual todos os principais países da região possuem participação.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaBarack ObamaBashar al-AssadEstados Unidos (EUA)EuropaPaíses ricosPersonalidadesPolíticosRússiaSíria

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado