Mundo

Obama à frente de Romney entre latinos em estados-chave

No Arizona, Colorado, Flórida, Nevada e Virgínia, o presidente americano, que busca a reeleição, conta com 63% de apoio entre os latinos

Obama: em 2008, dois terços dos latinos votaram no atual presidente americano (Jewel Samad/AFP)

Obama: em 2008, dois terços dos latinos votaram no atual presidente americano (Jewel Samad/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de junho de 2012 às 11h49.

Washington - O presidente americano, Barack Obama, mantém uma boa vantagem em relação ao seu adversário Mitt Romney nas intenções de voto entre os latinos de cinco estados-chave, onde o resultado da eleição presidencial de novembro pode ser decidido, segundo uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira.

Nos cinco estados, Arizona (sudoeste), Colorado (oeste), Flórida (sudeste), Nevada (oeste) e Virgínia (leste), Obama, que busca a reeleição, conta com 63% de apoio entre os latinos, enquanto Romney aparece com apenas 37%, de acordo com a pesquisa da empresa Latino Decisions.

No estado onde a briga é mais acirrada, na Flórida, 53% das intenções de voto são para Obama e 37% para Romney, enquanto no Arizona a diferença é enorme: 74% para o presidente e 18% para o ex-governador de Massachussetts.

A pesquisa, feita pela Latino Decision em parceria com a America's Voice, um grupo que defende a reforma da imigração, foi realizado por telefone com 400 latinos de cada um dos cinco estados, entre 12 e 21 de junho, com uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais.

Cerca de 60% dos latinos nestes estados declararam estar "muito animados" para votar em novembro, enquanto 23% se dizem "pouco animado".

A Latino Decision publicou no início de junho uma pesquisa nacional que mostrou que dois em cada três latinos (66%) votariam em Obama em novembro, contra 23% que votariam em Romney, uma clara vantagem que se manteve praticamente inalterada desde o ano passado.

Aproximadamente 10 milhões de latinos foram às urnas em 2008, um recorde para a maior minoria dos Estados Unidos, e dois terços deles votaram em Obama.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEleições americanasEstados Unidos (EUA)Países ricosPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia

Irã manterá diálogos sobre seu programa nuclear com França, Alemanha e Reino Unido