Mundo

O Secretário de Trump; Putin no Japão…

Na semana – O presidente eleito nos Estados Unidos, Donald Trump, revelou a maioria dos nomes de seu futuro gabinete na semana passada, mas a expectativa ainda gira em torno do anúncio de seu secretário de Estado. O nome que deve despontar é o do executivo Rex Tillerson, presidente da Exxon Mobil, multinacional de petróleo […]

BERNARD CAZANEUVE: novo primeiro-ministro francês assume o cargo nesta  terça-feira / Benoit Tessier/Reuteres

BERNARD CAZANEUVE: novo primeiro-ministro francês assume o cargo nesta terça-feira / Benoit Tessier/Reuteres

DR

Da Redação

Publicado em 12 de dezembro de 2016 às 05h09.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 18h49.

Na semana

– O presidente eleito nos Estados Unidos, Donald Trump, revelou a maioria dos nomes de seu futuro gabinete na semana passada, mas a expectativa ainda gira em torno do anúncio de seu secretário de Estado. O nome que deve despontar é o do executivo Rex Tillerson, presidente da Exxon Mobil, multinacional de petróleo e gás. Nomes como o do ex-candidato à presidência em 2012, Mitt Romney, e o presidente da montadora Ford, Alan Mulally, também estão cotados.

– O parlamento venezuelano deve retomar a ofensiva contra o presidente Nicolás Maduro. O legislativo, de maioria opositora, responsabiliza Maduro pela profunda crise econômica do país. A coalizão Mesa de Unidade Democrática (MUD) suspendeu as negociações da última quarta-feira 6, por não reconhecer que o presidente está comprometido com a agenda de discussões políticas, que preveem dar continuidade ao referendo revocatório de seu mandato, e de direitos humanos, acordadas junto ao Vaticano e à Unasul.

Segunda-feira 12

– O presidente americano Barack Obama será entrevistado no programa de TV americana The Daily Show – deve ser sua última entrevista pública na televisão neste ano.

– A companhia aérea americana Southwest inicia rotas de voo para Havana, em Cuba. Depois de 50 anos de hiato, o primeiro voo para a capital cubana, saindo dos Estados Unidos, foi realizado no domingo 28 pela American Airlines, mesmo dia do funeral de Fidel Castro. As companhias americanas começaram a operar no país em agosto, mas Havana ainda estava fora dos destinos. A previsão é de que elas ofereçam 110 voos diários para Cuba até o final do ano, 20 deles com Havana como destino.

– O ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, viaja à Sérvia em viagem oficial. A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) estuda a possibilidade de o país entrar para o grupo em 2017.

– O conselho de Segurança da ONU, composto por 15 países membros, presta homenagem ao secretário-geral Ban Ki-moon, que deixa o cargo em janeiro. O órgão, responsável pela segurança internacional, é o único com poder para decidir medidas compulsórias para os 193 países das Nações Unidas. O reconhecimento a Ban Ki-moon acontece na Assembleia Geral do conselho, em Nova York.

Terça-feira 13

– O novo primeiro-ministro francês, Bernard Cazeneuve, toma posse no lugar de Manuel Valls, que deixou o cargo após anunciar que será candidato do Partido Socialista à presidência nas eleições de 2017. O presidente François Hollande afirmou que não vai se candidatar.

– O embaixador norte-coreano, Joseph Yun, representa a Coreia do Norte em uma reunião trilateral com Japão e Coreia do Sul para discutir a questão nuclear. Representantes dos Estados Unidos também devem participar.

– O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, visita o Camboja nos dias 13 e 14, e Singapura nos dias 15 e 16. As disputas no Mar do Sul da China podem ser assunto entre Duterte e os líderes locais, e segundo o governo filipino, o objetivo é reiterar o “firme” compromisso das Filipinas com a paz na região.

Quinta-feira 15

– Líderes de países membros e associados da União Europeia se encontram na reunião do Conselho Europeu. A reunião terá como tema assuntos econômicos e o futuro do bloco, enfraquecido com o processo de saída do Reino Unido.

– O premiê japonês Shinzo Abe recebe o presidente russo Vladimir Putin. Os dois conversam sobre as disputas territoriais acerca de algumas ilhas no Pacífico, que vêm desde o fim da Segunda Guerra Mundial. A expectativa é que as boas relações entre Abe e Putin possam fazer as negociações avançarem.

– Na Bolívia, o partido Movimento ao Socialismo realiza seu 9º congresso anual na cidade de Montero. Na pauta, a principal discussão deve ser a agenda de desenvolvimento do país, com foco em 2025. O evento vai até sábado 17.

Sexta-feira 16

– A presidente chilena, Michelle Bachelet, chega à Argentina para a última viagem oficial do seu mandato. Em Buenos Aires, Bachelet se encontra com o presidente Mauricio Macri, num bom momento de negociações bilaterais entre os dois países. Os ministros argentinos e chilenos também se encontram, mantendo a tradição bianual.

Sábado 17

– Defensores do regime de Nicolás Maduro saem pelas ruas de Caracas em Marcha Pela Paz e pela “soberania das forças da revolução”, conforme convocou o governo em chamamento oficial.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais de Mundo

México adverte para perda de 400 mil empregos nos EUA devido às tarifas de Trump

Israel vai recorrer de ordens de prisão do TPI contra Netanyahu por crimes de guerra em Gaza

SAIC e Volkswagen renovam parceria com plano de eletrificação

Novas regras da China facilitam exportações no comércio eletrônico