Mundo

O que se sabe sobre o misterioso vírus que está se espalhando pelo mundo

Detectado na China, novo coronavírus está se espalhando pelo mundo e já há casos registrados no Japão, Tailândia, Coreia do Sul e Estados Unidos

Popualação em Wuhan: cidade da China foi onde surgiu o primeiro caso do novo coronavírus, que agora se espalha pelo mundo (Barcroft Media / Colaborador/Getty Images)

Popualação em Wuhan: cidade da China foi onde surgiu o primeiro caso do novo coronavírus, que agora se espalha pelo mundo (Barcroft Media / Colaborador/Getty Images)

Gabriela Ruic

Gabriela Ruic

Publicado em 21 de janeiro de 2020 às 16h49.

Última atualização em 30 de janeiro de 2020 às 15h29.

São Paulo – O coronavírus da China deixou o mundo em estado de alerta nesta semana depois da notícia de que há mais de 7.000 pessoas infectadas. Primeiro detectada na China, a doença já ultrapassou as fronteiras e casos já foram registrados em outros países, como o Japão, França e Estados Unidos.

De acordo com cientistas, o vírus em questão é uma nova cepa do coronavírus. Segundo o Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC), essa é uma família que reúne uma variedade de agentes infecciosos. Tais são geralmente encontrados em animais, como camelos e morcegos, e raramente infectam os seres humanos e são transmitidos entre eles, como é o que se observa nesse episódio.

Abaixo, veja tudo o que se sabe até o momento sobre o surto de coronavírus.

O que é coronavírus, quais os sintomas da doença e como se prevenir?

Esse vírus (tecnicamente identificado como 2019-nCoV) é uma nova cepa da família coronavírus, que é conhecida desde a década de 60 e é capaz de causar infecções em humanos e também em animais.

A doença causa problemas respiratórias, tal qual um resfriado. Entre os principais sintomas do coronavírus, estão febre, tosse e dificuldades respiratórias.

As recomendações do Ministério da Saúde do Brasil para prevenir o contágio do coronavírus são:

  • evitar contato próximo com pessoas com algum tipo de doença respiratória;
  • lavar as mãos com frequência;
  • usar lenço descartável na higiene do nariz;
  • cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar.

Quando tudo começou?

O primeiro caso de infecção do novo coronavírus foi registrado em dezembro de 2019 em Wuhan, que fica na província de Hubei. A cidade tem cerca de 12 milhões de habitantes e está localizada a cerca de 900 quilômetros de Xangai. De acordo com o CDC, os pacientes infectados com o vírus têm como ligação um grande mercado de peixes, o que sugere que o mesmo se originou em algum animal.

Quantos casos foram registrados até o momento e em quais países?

Os números não param de crescer. Até agora, o número de casos de coronavírus superou a marca de 7.000 em mais de 20 países e ao menos 170 pessoas morreram.

É a primeira vez que algo do tipo acontece na China?

Não. Entre os anos de 2002 e 2003, outro tipo de coronavírus surgiu no país, quando a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) se espalhou mundo afora. Na época, 350 pessoas morreram na China e 300 e Hong Kong. Alguns especialistas já pontuaram que o novo coronavírus é muito similar ao vírus da SARS.

O que diz a Organização Mundial da Saúde sobre esse surto?

A OMS está tensa e teme que o novo vírus descoberto na China se espalhe para além dos países onde os casos já foram registrados. A expectativa, no entanto, é que mais casos venham à tona nos próximos dias não só em solo chinês, mas em outros países também. Especialistas aguardam a avaliação da entidade sobre classificar o surto como uma emergência internacional.

Acompanhe tudo sobre:ChinaCoronavírusDoençasEstados Unidos (EUA)OMS (Organização Mundial da Saúde)

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia