Mundo

O passo a passo da apuração

Depois de 17 meses de campanha, denúncias e ataques de todo tipo, hoje é o prazo final para que os americanos compareçam a um distrito eleitoral e exerçam seu direito de escolha. Em 2012, eram cerca de 240 milhões de pessoas em idade hábil para votar, sendo que 53,6% delas, pouco mais da metade, de […]

URNA EM NEW HAMPSHIRE: por lá, a votação começou à meia-noite / Mary Schwalm/ Reuters

URNA EM NEW HAMPSHIRE: por lá, a votação começou à meia-noite / Mary Schwalm/ Reuters

DR

Da Redação

Publicado em 8 de novembro de 2016 às 05h34.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h37.

Depois de 17 meses de campanha, denúncias e ataques de todo tipo, hoje é o prazo final para que os americanos compareçam a um distrito eleitoral e exerçam seu direito de escolha. Em 2012, eram cerca de 240 milhões de pessoas em idade hábil para votar, sendo que 53,6% delas, pouco mais da metade, de fato votou. O número de abstenções é bastante estável nos últimos 40 anos, então pode-se esperar que em torno de 140milhões de pessoas compareçam às urnas.

O processo eleitoral fragmentado dos Estados Unidos se reflete também na apuração. Cerca de 42 milhões de americanos já votaram antecipadamente, incluindo o presidente Barack Obama. Os estados de Indiana e Kentucky são os primeiros a fechar as urnas, às 21h de Brasília, e o Alaska é o último, por volta das 3h. Dos 50 estados, 18 aceitam voto exclusivamente em cédulas de papel, três deles têm voto pelo correio, em 21 o voto é eletrônico e de papel, e nos oito restantes o voto é estritamente eletrônico.

A apuração, portanto, deve avançar pela madrugada. Mas é possível fazer previsões ou mesmo saber quem venceu com certa antecedência. Segundo o site de estatísticas FiveThirtyEight, há cinco principais estados em disputa: Flórida, Carolina do Norte, New Hampshire, Ohio e Nevada. Destes, apenas o pequenino New Hampshire, com 1,3 milhão de habitantes, exige que o voto seja feito estritamente em papel.

O mais a oeste deles é Nevada, que fica no horário do pacífico e tem votação estritamente eletrônica. De lá pra cá, são 6 horas a menos. As urnas por lá fecham às 19h, cerca de 1h da manhã no Brasil. Antes da manhã de quarta-feira, devemos saber o próximo presidente dos Estados Unidos. Segundo o site de análises Fivethirtyeight, Hillary as chances de vitória de Hillary aumentaram de 64% para 72% nas últimas 48 horas.

Detalhe: segundo o mesmo site, há 8% de chance de em pelo menos um estado decisivo a vantagem do vencedor ser menor do que 0,5%, o que exigiria uma recontagem. Em 2000, George W. Bush venceu na Flórida por apenas 537 votos, e o processo foi parar na Justiça. É um filme que ninguém quer ver se repetir. 

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia