Mundo

O Nobel é um prêmio para todo o povo liberiano, diz Ellen Johnson Sirleaf

A presidente liberiana disse que o prêmio é resultado de seus anos de combate pela paz em seu país

Ellen Johnson Sirleaf (E): "este prêmio é compartilhado com Leymah (D), outra liberiana, e é também um prêmio para todas as mulheres liberianas" (Gamal Noman/AFP)

Ellen Johnson Sirleaf (E): "este prêmio é compartilhado com Leymah (D), outra liberiana, e é também um prêmio para todas as mulheres liberianas" (Gamal Noman/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de outubro de 2011 às 15h33.

Monrovia - A presidente liberiana Ellen Johnson Sirleaf, uma das três vencedoras do Nobel da Paz 2011, disse que a distinção é um prêmio para todo o povo liberiano.

"Estou muito feliz com este prêmio, que é o resultado de meus anos de combate pela paz na Libéria", afirmou a presidente, cujo país, em 2003, pôs fim a 14 anos de guerras civis.

"Este prêmio é compartilhado com Leymah (Gbowee), outra liberiana, e é também um prêmio para todas as mulheres liberianas", acrescentou.

O Prêmio Nobel da Paz foi concedido nesta sexta-feira a três mulheres: além de Sirleaf, sua compatriota e militante pela paz, Leymah Gbowee, e a iemenita Tawakkul Karman, ativista da chamada Primavera Árabe.

As três foram "recompensadas por sua luta pacífica pela segurança das mulheres e de seus direitos de participar nos processos de paz", declarou, em Oslo, o presidente do comitê Nobel norueguês, Thorbjoern Jagland.

Sirleaf, de 72 anos, passou para a história ao converter-se, em 2005, na primeira mulher eleita como chefe de Estado no continente africano, em um país de quatro milhões de habitantes traumatizados por guerras civis que, de 1989 a 2003, deixaram 250.000 mortos, destruindo suas infraestruuras e sua economia.

"Desde sua posse em 2006, contribuiu para garantir a paz na Libéria, para promover o desenvolvimento econômico e social e reforçar o lugar das mulheres", acrescentou Jagland.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaMulheresNobelPrêmio Nobel

Mais de Mundo

Trump assina ordem executiva para taxas de 104% contra a China; medida vale a partir desta quarta

Trump assina decretos para impulsionar mineração de carvão nos EUA

Casa Branca diz que cerca de 70 países pediram para negociar tarifas

Canadá anuncia que tarifas sobre alguns veículos dos EUA entram em vigor na quarta