Mundo

O mundo bate a marca de 4 milhões de casos de coronavírus

A velocidade de aumento tem sido de 1 milhão de novos casos a cada 12 dias

Americanos com máscaras: o país já tem 1,3 milhão de casos confirmados (Spencer Platt / Equipe/Getty Images)

Americanos com máscaras: o país já tem 1,3 milhão de casos confirmados (Spencer Platt / Equipe/Getty Images)

A pandemia do novo coronavírus atingiu hoje a marca de 4 milhões de casos confirmados no mundo, de acordo com os dados compilados pela universidade americana Johns Hopkins. Os números mostram a manutenção do ritmo de avanço dos casos nas últimas cinco semanas.

Desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recebeu da China o primeiro alerta de um surto da covid-19 na cidade de Wuhan, em 31 de dezembro de 2019, passaram-se 93 dias para o mundo chegar a 1 milhão de casos confirmados da doença, marca atingida em 2 de abril. O segundo milhão de casos foi registrado 13 dias depois, em 15 de abril. O terceiro milhão foi alcançado 12 dias depois, em 27 de abril. E o mundo chegou ao seu quarto milhão de covid-19 novamente 12 dias depois, neste sábado.

Os Estados Unidos representam quase um terço do total de casos confirmados no mundo (cerca de 1,3 milhão). O país também lidera as estatísticas de mortos, com 78.000 óbitos.

Na sequência, os países europeus aparecem entre os mais atingidos até agora pela pandemia. Em número de casos confirmados, a Espanha desponta em segundo lugar (cerca de 223.000), seguida de Itália (218.000) e Reino Unido (216.000). Em número de mortos, as posições se alteram ligeiramente entre esses três países, com o Reino Unido mantendo o segundo lugar (31.700), seguido de Itália (30.400) e Espanha (26.300).

O Brasil aparece no ranking global em oitavo lugar em número de casos confirmados (cerca de 149.000) e em sexto lugar em número de óbitos (10.100). O fato de o país aparecer pior no ranking de mortos indica que a falta de testes continua sendo um problema para traçar um retrato mais próximo da realidade.

Até agora, segundo dados do site Worldometer, o Brasil realizou apenas 340.000 testes para diagnosticar a covid-19, o que dá uma média de 1.600 testes por milhão de habitantes. Os Estados Unidos já fizeram 8,7 milhões de testes, o que representa 26.200 testes por milhão de habitantes.

As últimas notícias da pandemia do novo coronavírus

Acompanhe tudo sobre:Coronavírus

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado