Mundo

O futuro do iPhone; O futuro da Espanha…

Segunda-feira, 13 – Começa o evento mundial de desenvolvedores da empresa de tecnologia Apple, em São Francisco na Califórnia. Desta vez, o foco deve ser em software, não em hardware, principalmente em produtos para o iPhone. No último relatório trimestral, a Apple apresentou a primeira queda de vendas de iPhones desde que começou a vender […]

REI FELIPE  VI: debate nesta segunda põe frente a frente candidatos das eleições do dia 26 / Reuters

REI FELIPE VI: debate nesta segunda põe frente a frente candidatos das eleições do dia 26 / Reuters

DR

Da Redação

Publicado em 12 de junho de 2016 às 19h39.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h30.

Segunda-feira, 13

– Começa o evento mundial de desenvolvedores da empresa de tecnologia Apple, em São Francisco na Califórnia. Desta vez, o foco deve ser em software, não em hardware, principalmente em produtos para o iPhone. No último relatório trimestral, a Apple apresentou a primeira queda de vendas de iPhones desde que começou a vender o celular. Novidades são bem-vindas.

– Líderes dos quatro maiores partidos espanhóis participam de debate televisivo sobre as eleições parlamentares marcadas para o 26. O primeiro-ministro Mariano Rajoy também participa da discussão. Em maio, o parlamento espanhol foi dissolvido pelo rei Felipe VI após não chegar a um consenso sobre a eleição de um novo primeiro ministro.

Terça-feira, 14

– O Departamento de Comércio dos Estados Unidos divulga os preços do varejo. Espera-se um aumento pelo segundo mês consecutivo em maio, indicando que os consumidores americanos estão menos apreensivos em gastar.

– Embora, na teoria, tudo já esteja decidido, os eleitores de Washington D.C. vão às urnas na última primária da corrida eleitoral norte-americana. Depois, a democrata Hillary Clinton e o republicano Donald Trump se preparam para escolher seus vices.

– A exposição de video-games E3 acontece pela 22ª vez em Los Angeles na Califórnia. É o maior evento do mundo voltado para jogos de computador, celular e consoles. Na E3 as companhias da indústria de jogos divulgam novos produtos e apresentam cases e inovações. Este ano, alguns dos focos devem estar no novo Xbox, da Microsoft, e no PS4, da Sony.

Quarta-feira, 15

– Termina na quarta-feira a reunião do banco central americano, o Federal Reserve. A expectativa é que a taxa de juros do país seja mantida entre 0,25% e 0,50%. A expectativa principal é pelo discurso da presidente do banco, Janet Yellen, para ajustar as projeções de alta para os próximos meses.

– A Rússia divulga o PIB preliminar do primeiro trimestre. Analistas estima queda de 1,2% no PIB russo, que vem de uma série de quedas, com um pico de -1,3% no segundo trimestre do ano passado. De acordo com estimativas do FMI, a produção russa deve fechar o ano com queda de 1% e começar a se recuperar em 2017.

– Os Comitês de Política Monetária do Banco do Japão, do Banco Central Suíço e do Banco da Inglaterra anunciam a decisão sobre a taxa de juros desses países. A previsão é de que elas permaneçam estáveis. A atenção maior é para o Japão e a Suíça, que mantém suas taxas no negativo, enquanto a do Reino Unido permanece em 0,50%. No Japão a taxa é de -0,10% e na Suíça é de -0,75% – a mais negativa do mundo.

Quinta-feira, 16

– O comitê de política monetária do Banco Central do Reino Unido deve manter a taxa de juros básica em 0,5%. É o recorde mínimo no país até agora. A decisão é tomada frente ao referendo que os britânicos votam no dia 23 sobre a saída da União Europeia. O comitê deve divulgar também um pequeno relatório sobre a situação econômica.

– Tem início o Forum Econômico Mundial na América Latina, em Medelín, na Colômbia. Participam os presidentes Mauricio Macri, da Argentina, e Juan Manuel Santos, da Colômbia. Com a estagnação do crescimento de vários países latinos, queda no preço das commodities e baixas taxas de poupança, a pauta gira em torno da crise que passam os países do continente e da pressão macroeconômica que sofrem.

– Ministros da Fazenda de toda a Europa se reúnem em Luxemburgo para discutir se a Grécia vem cumprindo as condições impostas pelo Banco Central Europeu para o auxílio financeiro solicitado pelo país.

Sexta-feira, 17

– A Federação Internacional de Atléticos Associados (IAAF) decide em Viena se toda a confederação russa deve ou não competir nas Olimpíadas do Rio de Janeiro. Os russos foram banidos no ano passado após o maior escândalo com dopping da IAAF.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais de Mundo

Trump assina ordens impondo tarifas de 25% para México e Canadá e 10% para a China

Trump diz que Venezuela 'aceitou' receber migrantes deportados, incluindo criminosos

Papa Francisco se desequilibra após quebrar parte da bengala

Israel pede informações de crianças reféns após libertação de pai neste sábado