Mundo

O futuro da aviação poderá ser elétrico (e silencioso)

Consórcio aeroespacial europeu EADS projetou, em parceria com a Rolls-Royce, um avião movido a propulsão híbrida que pode reduzir o consumo de combustível, emissões e ruídos

Projeto do avião elétrico E-Thrust (EADS)

Projeto do avião elétrico E-Thrust (EADS)

Vanessa Barbosa

Vanessa Barbosa

Publicado em 29 de abril de 2014 às 12h48.

São Paulo – Atenta às pressões ambientais crescentes, a indústria da aviação vem desenvolvendo soluções para tornar sua atividade mais ecofriendly. Os projetos variam do uso de biocombustível à energia solar. Mas uma nova empreitada almeja eletrificar os voos do futuro e torná-los mais silenciosos.

O consórcio aeroespacial europeu EADS revelou planos para criar um avião híbrido, o E-Thrust, o que poderia transformar radicalmente a aviação comercial em 2050. Projetado em parceria com a Rolls-Royce, o conceito utiliza um sistema de propulsão híbrido que pode reduzir o consumo de combustível, emissões e ruído.

Descrito como um passo intermediário no caminho para aeronaves totalmente elétricas, o E-Thrust conta com uma propulção distribuída, composta por vários ventiladores elétricos dispostos ao longo do comprimento de cada asa.

Já a bateria, que fornece energia de saída para o funcionamento das turbinas e decolagem, é alimentanda por um sistema a gás, razão pela qual a EADS está chamando o protótipo de híbrido.

O projeto foi concebido como parte do chamado "Flightpath 2050", um plano organizado pela Comissão Europeia para melhorar a eficiência dos voos na região nas próximas décadas. O continente tem metas de redução de 75% das emissões de C02 das aeronaves, juntamente com a redução de emissões de óxidos de azoto, em 90%, e dos níveis de ruído, em 65%, comparado aos níveis de do ano 2000.

//www.youtube.com/embed/BOkzOpdSou8

Acompanhe tudo sobre:Setor de transporteEnergia elétricaServiçosVeículosAviaçãoSustentabilidadeTecnologias limpasEnergiaTransportesAviões

Mais de Mundo

Trump diz que tarifas sobre Brasil foram impostas pelo 'que o governo está fazendo'

Trump diz que EUA irão derrubar aviões militares venezuelanos que ameacem suas tropas

Operação de imigração nos EUA detém 475 pessoas em fábrica da Hyundai na Geórgia

Trump assina ordem executiva para renomear Departamento de Defesa como Departamento da Guerra