Mundo

O avanço islâmico

Para o cardeal austríaco Christoph Schönborn – um dos cotados para ser o próximo papa da Igreja Católica -, os muçulmanos estão tentando conquistar a Europa. Um novo estudo do Pew Research Center mostra que, caso as ondas migratórias continuem, os muçulmanos vão ser 10% da população europeia em 2050. Porém, só com o avanço […]

REINO UNIDO: Criança muçulmana brinca em parque da cidade de Birmingham / Christopher Furlong / Reuters

REINO UNIDO: Criança muçulmana brinca em parque da cidade de Birmingham / Christopher Furlong / Reuters

DR

Da Redação

Publicado em 15 de setembro de 2016 às 21h40.

Última atualização em 22 de junho de 2017 às 18h44.

Para o cardeal austríaco Christoph Schönborn – um dos cotados para ser o próximo papa da Igreja Católica -, os muçulmanos estão tentando conquistar a Europa. Um novo estudo do Pew Research Center mostra que, caso as ondas migratórias continuem, os muçulmanos vão ser 10% da população europeia em 2050. Porém, só com o avanço populacional dos muçulmanos que já habitam a Europa, essa parcela vai chegar a 8,4%, evidenciando que a tal conquista não vai se dar numa nova Cruzada, mas de forma natural.

O perfil religioso do mundo está mesmo mudando. O islamismo pode ultrapassar o cristianismo em número de praticantes a partir de 2070. Hoje, os cristãos representam um terço da população mundial, e enquanto seu número de adeptos deve aumentar cerca de 35% até 2050 – a mesma velocidade de crescimento da população mundial como um todo –, o total de muçulmanos pode crescer 73%. A principal explicação é o fato de que, devido a uma série de fatores culturais, a taxa de fertilidade entre os islâmicos é maior do que entre os praticantes de outras religiões, explicada pela tendência de as mulheres casarem mais cedo e por, normalmente, as famílias tentarem ter filhos quando migram para outro país. Confira, abaixo, os dados que mostram o avanço do Islã no mundo.

http://infogr.am/db92462f-4217-4a48-95ec-697f554bb1b0

Acompanhe tudo sobre:Exame Hoje

Mais de Mundo

Trump nomeia Keith Kellogg como encarregado de acabar com guerra na Ucrânia

México adverte para perda de 400 mil empregos nos EUA devido às tarifas de Trump

Israel vai recorrer de ordens de prisão do TPI contra Netanyahu por crimes de guerra em Gaza

SAIC e Volkswagen renovam parceria com plano de eletrificação