Mundo

Número de vítimas no Japão aumenta, informam autoridades

Além das vítimas fatais, pelo menos 200 mil pessoas tiveram de abandonar suas casas nas zonas afetadas

Crianças com risco radioativo no Japão: funcionários de Fukushima estão em observação (Chris McGrath/Getty Images)

Crianças com risco radioativo no Japão: funcionários de Fukushima estão em observação (Chris McGrath/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de março de 2011 às 08h28.

Brasília - O número de vítimas do terremoto seguido por tsunami, ocorrido no Japão no último dia 11, aumenta diariamente, segundo as autoridades. De acordo com dados oficiais, em Miyagi houve 5.714 mortos, em Iwate, 2.939 e em Fukushima, 812. Essas três províncias foram as mais afetadas. As informações são da rede pública de televisão, a NHK, e da agência pública de notícias de Portugal, a Lusa.

Pelo menos 200 mil pessoas tiveram de abandonar suas casas nas zonas afetadas e vivem agora nos mais de 2 mil refúgios montados pelo governo. A rede pública de televisão, a NHK, informou que os números na região de Fukushima podem ser mais elevados, depois das buscas retomadas na área.

A Usina Nuclear de Fukushima Daiichi sofreu explosões e vazamentos nucleares que têm consequências até hoje. A água, o leite e os alimentos da região estão com risco de contaminação, de acordo com as autoridades.

As buscas das equipes de socorro foram suspensas em uma área de 20 quilômetros em volta de Fukushima. De acordo com a agência de segurança nuclear do Japão, dois trabalhadores da usina foram levados ao hospital hoje (24), depois de terem sido expostos à radiação de alto nível no reator número 3.

Os funcionários estão em observação no Instituto Nacional de Ciências Radiológicas do Japão. Um terceiro trabalhador também foi exposto a radiação de nível superior, mas aparentemente não necessita de tratamento.

Acompanhe tudo sobre:acidentes-nuclearesÁsiaDesastres naturaisJapãoPaíses ricos

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia