Mundo

Número de mortos em atentado múltiplo no Iraque sobe para 83

Segundo a fonte, dois carros-bomba explodiram. Simultaneamente, as autoridades registraram um ataque armado contra um restaurante de Fedek

Ataque em restaurante: o atentado múltiplo foi reivindicado pelo grupo terrorista Estado Islâmico (Essam Al-Sudani/Reuters)

Ataque em restaurante: o atentado múltiplo foi reivindicado pelo grupo terrorista Estado Islâmico (Essam Al-Sudani/Reuters)

E

EFE

Publicado em 14 de setembro de 2017 às 18h22.

Bagdá - Um duplo atentado e um ataque armado na província de Diqar, de maioria xiita, no sul do Iraque, deixou pelo menos 83 mortos e 93 feridos nesta quinta-feira.

O diretor-geral de Saúde de Diqar, Yasem al Khaldi, explicou à Agência Efe que o número de mortos subiu de 50 para 83 nas últimas horas.

Uma fonte de segurança disse à Efe que entre os mortos há cidadãos iraquianos, mas não explicou se eles estavam realizando uma visita religiosa à província de maioria xiita, onde há vários lugares sagrados de peregrinação para essa orientação do islã.

Segundo a fonte, dois carros-bomba explodiram. Simultaneamente, as autoridades registraram um ataque armado contra um restaurante de Fedek, a 350 quilômetros ao sul de Bagdá.

A emissora iraquiana "Al Sumaria" informou que homens armados vestidos com uniformes militares chegaram a bordo de dois carros no restaurante, invadiram o local e atiraram contra os clientes.

Posteriormente, eles foram para um posto de controle das forças de segurança do Iraque e explodiram um dos veículos, abrindo fogo na sequência contra os soldados que estavam na região.

O atentado múltiplo foi reivindicado pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI) em um comunicado divulgado pelo aplicativo Telegram. O ataque teria matado, segundo os jihadistas, 200 "apóstatas" xiitas, que costumam ser alvo dos radicais sunitas.

Os incidentes ocorreram um dia depois de o primeiro-ministro do Iraque, Haider al Abadi, ter visitado a província de maioria xiita, que se caracterizava pela segurança e estabilidade.

Acompanhe tudo sobre:Ataques terroristasEstado IslâmicoIraqueMortes

Mais de Mundo

Exército de Israel diz ter matado outro comandante do Hezbollah no Líbano

Missão da SpaceX foi ao resgate de astronautas presos na ISS

Após morte de Nasrallah, Netanyahu afirma que “trabalho ainda não está concluído”

Bombardeio israelense atinge arredores do aeroporto de Beirute