Mundo

Desempregados na Espanha são 4,8 milhões

Número de desempregados é 0,04% menor do que o registrado em janeiro, é a primeira redução em mês de fevereiro desde o ano de 2007


	Espanha: desemprego ainda está em nível recorde no país
 (Angel Navarrete/Bloomberg)

Espanha: desemprego ainda está em nível recorde no país (Angel Navarrete/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de março de 2014 às 10h13.

O número de pessoas registradas nos centros de desemprego na Espanha caiu em fevereiro 0,04%, um mês tradicionalmente ruim para o emprego, a 4,812 milhões, anunciou nesta terça-feira o ministério do Emprego.

A quarta economia da Eurozona registrou no segundo mês do ano 1.949 solicitantes de emprego a menos que em janeiro.

Em termos interanuais, a Espanha registra 227.736 pessoas a menos na lista de desemprego, o que representa uma redução de 4,52%.

O Instituto Nacional de Estatística (INE), que contabiliza a população que busca ativamente emprego e cujo número serve de referência, anunciou no dia 23 de janeiro um novo aumento no último trimestre de 2013, a 26,03% da população economicamente ativa.

"É a primeira redução em um mês de fevereiro desde 2007", ou seja, antes da crise, afirmou o ministério em um comunicado.

A secretária de Estado para o Emprego, Engracia Hidalgo, ressaltou que nos últimos cinco anos "o desemprego registrado no mês de fevereiro cresceu, em média, 95.233 pessoas".

Os dados do desemprego em fevereiro "reafirmam a tendência dos últimos meses", ressaltou Hidalgo. Em janeiro, o número de desempregados voltou a subir (+2,41%), depois de uma forte queda em dezembro.

A Espanha recuperou um tímido crescimento desde o terceiro trimestre de 2013 e saiu em janeiro do plano de resgate de seu setor bancário.

O governo prevê agora um crescimento de 1% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2014, mas o desemprego, que segue em nível recorde, ainda é motivo de preocupação.

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, convocou o país a fazer da criação de emprego sua prioridade.

Acompanhe tudo sobre:DesempregoEspanhaEstatísticasEuropaPiigs

Mais de Mundo

Irã suspende os voos em todos os aeroportos do país

Voo com 229 repatriados do Líbano pousa na Base Aérea de São Paulo

Flórida declara estado de emergência, à espera de um 'grande furacão' na próxima semana

Defesa Civil de Gaza relata 21 mortos após ataque israelense em mesquita