Mundo

NSA tinha mais de 300 relatórios sobre chanceler alemã

Nome da chanceler aparecia junto a outros 122 chefes de Estado cujas informações eram coletadas desde maio de 2009


	Angela Merkel, chanceler da Alemanha: agência americana "fez mais de 300 relatórios sobre Angela Merkel", segundo os documentos
 (Laurent Dubrule/Reuters)

Angela Merkel, chanceler da Alemanha: agência americana "fez mais de 300 relatórios sobre Angela Merkel", segundo os documentos (Laurent Dubrule/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de março de 2014 às 14h31.

Frankfurt - A Agência de Segurança Nacional (NSA) norte-americana reuniu mais de 300 relatórios sobre a chanceler alemã Angela Merkel, afirmou neste sábado a revista Der Spiegel, citando informações passadas pelo ex-consultor americano Edward Snowden.

O nome da chanceler aparecia junto a outros 122 chefes de Estado cujas informações eram coletadas desde maio de 2009 pela NSA, divulgou a revista por meio de sua página na internet.

A agência americana "fez mais de 300 relatórios sobre Angela Merkel", segundo os documentos consultados pela Der Spiegel, onde aparecem também os nomes dos presidentes do Peru, da Somália e de Belarus.

Os arquivos estavam armazenados numa base de dados da NSA que "poderia ser uma prova importante" aos olhos da justiça alemã, que pretende "decidir nos próximos dias sobre a abertura de um inquérito judicial sobre as suspeitas de espionagem", conta a revista.

Desde meados de 2013, a NSA está no centro de um escândalo, quando o ex-consultor de Inteligência americano Edward Snowden revelou o alcance do programa de espionagem dos Estados Unidos, que incluía dirigentes de países aliados e amigos.

Documentos divulgados em outubro de 2013 por Snowden mostravam que a NSA havia grampeado o telefone celular de Merkel durante anos.

Essas revelações afetaram profundamente as relações entre Estados Unidos e Alemanha, onde o respeito à vida privada é um assunto de suma importância.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaAngela MerkelEspionagemEuropaNSAPaíses ricosPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Três ministros renunciam ao governo de Netanyahu em protesto a acordo de cessar-fogo em Gaza

Itamaraty alerta para a possibilidade de deportação em massa às vésperas da posse de Trump

Invasão de apoiadores de presidente detido por decretar lei marcial deixa tribunal destruído em Seul

Trump terá desafios para cortar gastos mesmo com maioria no Congresso