Mundo

NSA afirma que Snowden extraiu documentos de site interno

Documentos secretos vazados por Snowden estavam disponíveis internamente, e o trabalho de Snowden o permitia facilmente fazer cópias digitais


	Sede da NSA: agência tomou medidas para limitar as opções de armazenamento de dados desde que os programas de vigilância da NSA foram revelados por Snowden
 (Divulgação / NSA)

Sede da NSA: agência tomou medidas para limitar as opções de armazenamento de dados desde que os programas de vigilância da NSA foram revelados por Snowden (Divulgação / NSA)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de setembro de 2013 às 12h00.

Washington - O ex-prestador de serviços de segurança dos EUA Edward Snowden obteve documentos secretos que revelam os programas de espionagem dos Estados Unidos por meio do site interno da Agência de Segurança Nacional (NSA), disseram autoridades norte-americanas, de acordo com reportagem veiculada nesta quarta-feira.

Os documentos secretos vazados por Snowden estavam disponíveis internamente, e o trabalho de Snowden o permitia facilmente fazer cópias digitais sem o conhecimento de seu supervisor, disseram funcionários do governo à National Public Radio (NPR).

Eles não disseram à NPR como Snowden retirou as cópias dos documentos da NSA, alegando que as investigações continuam.

"Temos uma ideia muito boa de exatamente quais dados ele teve acesso e como exatamente teve acesso a eles", disse o chefe de tecnologia da NSA, Lonny Anderson, à rádio.

Anderson disse que a agência tomou medidas para limitar as opções de armazenamento de dados desde que os programas de vigilância da NSA foram revelados por Snowden.

"Uma coisa que nós fizemos após os vazamentos foi proteger fortemente, então estão (agora) todos em áreas de duplo controle", disse.

Snowden revelou os programas secretos da NSA que envolvem a coleta de dados de telefonia e email a veículos de comunicação como o jornal britânico The Guardian e o norte-americano The Washington Post, que começaram a publicar as informações em junho.

Ele é procurado pelos EUA por acusações de espionagem e vive atualmente na Rússia sob asilo temporário.

Anderson disse que outras mudanças na NSA incluem a limitação do acesso a documentos sensíveis ao "rotular" os que forem acessados com identificadores que permitirão a supervisores verem quem está vendo o quê e o que os indivíduos fazem com os dados.

O site interno da NSA ainda existe, mas não será mais possível a ninguém fazer cópias com as feitas por Snowden sem o risco de ser detectado, acrescentou ele.

Acompanhe tudo sobre:Edward SnowdenEspionagemEstados Unidos (EUA)NSAPaíses ricos

Mais de Mundo

À espera de Trump, um G20 dividido busca o diálogo no Rio de Janeiro

Milei chama vitória de Trump de 'maior retorno' da história

RFK Jr promete reformular FDA e sinaliza confronto com a indústria farmacêutica

Trump nomeia Robert Kennedy Jr. para liderar Departamento de Saúde