Mundo

Novos confrontos explodem no norte do Mali

Cidade malinesa voltou a ser palco de confrontos entre rebeldes tuaregues e o Exército regular


	Soldado no Mali: choques acontecem após outros similares que explodiram no fim de semana
 (KENZO TRIBOUILLARD/AFP/Getty Images)

Soldado no Mali: choques acontecem após outros similares que explodiram no fim de semana (KENZO TRIBOUILLARD/AFP/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de maio de 2014 às 10h42.

Bamaco - A cidade malinesa de Kidal, no norte do país, voltou a ser palco nesta quarta-feira de confrontos entre rebeldes tuaregues e o Exército regular, informaram à Agência Efe fontes militares e testemunhas.

Segundo as fontes, veículos blindados do Exército e soldados malineses penetraram na cidade, principal reduto do grupo tuaregue Movimento Nacional de Libertação de Azawad.

As fontes militares disseram que o Exército pretende expulsar da cidade os combatentes rebeldes e supostos simpatizantes de grupos radicais islâmicos, ativos na região.

Estes choques acontecem quatro dias após outros similares que explodiram no fim de semana, coincidindo com a primeira visita a Kidal do presidente do Governo do Mali, Moussa Mara.

Após tais confrontos, nos quais morreram 36 pessoas e 87 ficaram feridas, o ministro da Defesa, Soumeylou Boubeye Maiga, acusou os rebeldes tuaregues de terem violado os acordos de paz de Ouagadougou assinados em 18 de junho de 2013, entre o governo e os rebeldes.

Maiga também insistiu no direito de Bamaco de reforçar suas posições na região de Kidal e fontes de segurança confirmaram o envio de pelo menos 1.500 soldados rumo à região.

Acompanhe tudo sobre:MaliMortesViolência política

Mais de Mundo

Diplomatas de 24 países faziam parte de delegação alvejada em Jenin por forças israelenses

Suprema Corte de Israel diz que demissão de chefe de serviço de segurança foi ilegal

Mais de 48 mil isolados e 300 retirados de áreas afetadas por inundações na Austrália

Governo da Argentina decreta desregulamentação do transporte marítimo e fluvial