Mundo

Novo vazamento detectado no gasoduto Nord Stream no Mar Báltico

É o 4° vazamento do gasoduto que liga a Rússia à Alemanha; fonte da Guarda Costeira afirma que há 2 vazamentos do lado sueco e 2 do lado dinamarquês

Vazamento do Nord Stream 1: novo vazamento detectado no gasoduto no Mar Báltico (Danish Defence/Anadolu Agency via Getty Images/Getty Images)

Vazamento do Nord Stream 1: novo vazamento detectado no gasoduto no Mar Báltico (Danish Defence/Anadolu Agency via Getty Images/Getty Images)

A

AFP

Publicado em 29 de setembro de 2022 às 07h01.

Um quarto vazamento foi detectado nos gasodutos Nord Stream que ligam a Rússia à Alemanha através do Mar Báltico e que podem ter sido alvos de sabotagem, informou a Guarda Costeira da Suécia.

"Há dois vazamentos do lado sueco e dois vazamentos do lado dinamarquês", afirmou à AFP uma fonte da Guarda Costeira, antes de destacar que os dois vazamentos na Suécia estão "próximos um do outro".

Receba as notícias mais relevantes do Brasil e do mundo na newsletter gratuita EXAME Desperta.

Até o momento, as autoridades dos dois países escandinavos haviam mencionado três vazamentos, dois na Dinamarca e um na Suécia.

Detectados após duas supostas explosões na segunda-feira, os vazamentos acontecem em águas internacionais perto da ilha dinamarquesa de Bornholm, mas dentro das zonas econômicas exclusivas dos dois países.

A Guarda Costeira sueca não explicou o motivo da detecção tardia do novo vazamento. Mas os dois vazamentos em sua região estão localizados no mesmo setor, informou.

Também não confirmou as informações da imprensa sueca de que o novo vazamento acontece no gasoduto Nord Stream 2.

Até o momento, a Suécia havia informado um vazamento no Nord Stream 1. A Dinamarca localizou vazamentos em cada gasoduto.

Os vazamentos estão provocando bolhas de vários metros de comprimento na superfície do mar que impossibilitam a inspeção imediata das tubulações, segundo as autoridades.

Ao suspeitar de uma suposta sabotagem dos gasodutos, a Rússia contra-atacou na quarta-feira e acusou os Estados Unidos que, por sua vez, denunciam uma operação de "desinformação".

LEIA TAMBÉM: O inverno está chegando na Europa, e a crise energética também

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaGásGuerrasRússiaUnião Europeia

Mais de Mundo

Superiate naufragado na Itália pode guardar 'dados confidenciais' e senhas de governos nos cofres

Governo libanês ativa plano de emergência nacional após intensos bombardeios de Israel

Cruz Vermelha mobiliza todos os postos de ambulância no Líbano após ataques israelenses

Israel descarta incursão terrestre no Líbano e estabelece metas na ofensiva contra o Hezbollah