Mundo

Novo terremoto, de 4,0 graus, atinge Nova Jersey, perto de Nova York

Segundo USGS, o abalo aconteceu por volta das 17h59, do horário local

Novos tremores ocorreram em Nova Jersey, nos Estados Unidos (Spencer Platt/Getty Images)

Novos tremores ocorreram em Nova Jersey, nos Estados Unidos (Spencer Platt/Getty Images)

Mateus Omena
Mateus Omena

Repórter da Home

Publicado em 5 de abril de 2024 às 19h37.

Última atualização em 5 de abril de 2024 às 20h26.

Um tremor secundário de magnitude preliminar 4,0 atingiu o sudoeste de Gladstone, em Nova Jersey, na tarde desta sexta-feira, 5, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos. A informação foi divulgada inicialmente pela CNN.

O abalo aconteceu por volta das 17h59, do horário local (18h59 pelo horário de Brasília), disse o USGS.

O tremor secundário ocorre quase 8 horas após o choque principal de magnitude 4,8 desta manhã em Nova York. Houve pelo menos 10 tremores secundários, embora a maioria estivesse na faixa de magnitude 1,8 a 2,2.

Segundo o jornal USA Today, o epicentro foi a cerca de 72 quilômetros da cidade de Nova York, onde moradores relataram tremores mais cedo.

Não houve relatos imediatos de grandes destruições ou quaisquer mortes. Autoridades locais e regionais disseram que foram estão sendo feitas inspeções para garantir que edifícios, pontes e outras infraestruturas tenham sido danificadas, informou a rede norte-americana NBC.

A governadora de Nova York, Kathy Hochul, informou em seu perfil no X (antigo Twitter) que o terremoto foi sentido em todo o estado. “Minha equipe está avaliando os impactos e quaisquer danos que possam ter ocorrido e iremos atualizar o público ao longo do dia”.

Em coletiva de imprensa, o prefeito de Nova York, Eric Adams, disse que não foram relatados feridos ou impactos à infraestrutura da cidade.

Susto pela manhã

Um tremor de terra de 4,7 graus de magnitude atingou a cidade de Nova York na manhã desta sexta. Não houve registro de mortos ou feridos.

O terremoto teve o epicentro em White House Station, no estado de Nova Jersey, uma pequena cidade a cerca de 70 km da cidade de Nova York. O tremor ocorreu a 5 km de profundidade, às 10h23 na hora local (11h23 em Brasília), segundo o USGS (Serviço Geológico dos Estados Unidos).

De acordo com o New York Times, o tremor foi sentido em vários prédios de Nova York e sirenes dispararam pela cidade. Moradores receberam alertas nos celulares para buscarem proteção.

(Com informações de AFP)

Acompanhe tudo sobre:TerremotosEstados Unidos (EUA)

Mais de Mundo

Sobe para 25 o número de mortos em explosões de walkie-talkies do Hezbollah

Exército do Líbano detona dispositivos de comunicação 'suspeitos' após onda de explosões

Parlamento Europeu reconhece Edmundo González Urrutia como presidente eleito da Venezuela

Colômbia suspende diálogo com ELN após ataque a base militar