Mundo

Novo Secretário de Estado do Vaticano deixa o hospital

"Após a recuperação e um bom descanso poderá assumir seu novo importante encargo", afirma o comunicado


	Pietro Parolin: secretário do Vaticano "foi submetido a uma cirurgia no hospital universitário de Pádua"
 (Hoang Dinh Nam/AFP)

Pietro Parolin: secretário do Vaticano "foi submetido a uma cirurgia no hospital universitário de Pádua" (Hoang Dinh Nam/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de outubro de 2013 às 11h35.

Vaticano - O novo Secretário de Estado do Vaticano, o bispo italiano Pietro Parolin, que não pôde comparecer no dia 15 de outubro à cerimônia de posse de seu cargo por motivos de saúde, deixou nesta sexta-feira o hospital depois de ter sido submetido a uma cirurgia, anunciou o Vaticano.

Parolin "foi submetido a uma cirurgia no hospital universitário de Pádua", disse em um comunicado o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi.

O novo "primeiro-ministro" do Papa, que foi núncio da Venezuela por cinco anos, permanecerá uma temporada em Veneto (norte da Itália) com o objetivo de se recuperar fisicamente.

"Após a recuperação e um bom descanso poderá assumir seu novo importante encargo", afirma o comunicado.

Parolin, de 58 anos, substitui o controverso cardeal italiano Tarcisio Bertone, de 78 anos, um salesiano sem experiência na gestão de assuntos diplomáticos que precisou encarar durante sete anos uma série de escândalos que atingiram a Igreja católica: pedofilia, Vatileaks e reforma das finanças do Vaticano.

Com a mudança do Secretário de Estado, o Vaticano inicia uma nova era, já que o experiente diplomata, que fala perfeitamente espanhol, se converte em um dos colaboradores mais próximos do papa latino-americano.

Francisco, que defende uma igreja pobre para os pobres, se comprometeu com os católicos de todo o mundo e com a hierarquia da Igreja a colocar em andamento a reforma da Cúria romana, a administração central.

Nem o Vaticano, nem a imprensa italiana informaram detalhes da operação de Parolin.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosPapasPapa FranciscoIgreja CatólicaVaticano

Mais de Mundo

Trump ameaça demissões em massa caso governo paralise

Trump insinua um avanço nas negociações de paz no Oriente Médio

Prefeito de Nova York, Eric Adams, desiste de disputar reeleição

Igreja pega fogo nos EUA após tiroteio deixar um morto e nove feridos