Mundo

Novo primeiro-ministro britânico deve ser conhecido em 23 de julho

Ex-prefeito de Londres Boris Johnson e o ministro das Relações Exteriores Jeremy Hunt são os principais nomes da disputa

Parlamento: britânicos aguardam definição sobre próximo primeiro-ministro em meio à expectativa do Brexit (Toby Melville/Reuters)

Parlamento: britânicos aguardam definição sobre próximo primeiro-ministro em meio à expectativa do Brexit (Toby Melville/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 25 de junho de 2019 às 11h45.

Última atualização em 25 de junho de 2019 às 12h03.

São Paulo — O Reino Unido vai anunciar seu novo primeiro-ministro, que sucederá Theresa May, no dia 23 de julho, segundo o Partido Conservador do país, citado pela mídia britânica.

Após uma série de rodadas de votação, a disputa pelo cargo se resume agora ao ex-prefeito de Londres Boris Johnson e ao ministro das Relações Exteriores, Jeremy Hunt.

Johnson, que é considerado favorito, defende que o Reino Unido saia da União Europeia "com ou sem acordo" até o prazo final de 31 de outubro.

Entre si, os dois se diferenciam em uma questão fundamental para o Reino Unido, que é saída da União Europeia com ou sem acordo em 31 de outubro. Confira as estratégias de cada aspirante ao cargo:

Boris Johnson

Ex-ministro das Relações Exteriores e ex-prefeito de Londres, “Bojo”, de 54 anos, foi um dos grandes artífices da vitória do Brexit no referendo de 2016. Quer que o país saia da UE no dia 31 de outubro com ou sem acordo.

Criticou firmemente a estratégia de May na negociação com Bruxelas e acabou deixando a Chancelaria em julho para se tornar feroz rival da primeira-ministra. Carismático e hábil politicamente, é o favorito dos militantes de base.

Recentemente, seu nome também está associado a um possível caso de violência doméstica. A polícia foi chamada para o endereço no sul de Londres onde Johnson está vivendo com a namorada Carrie Symonds nas primeiras horas da manhã de da última sexta-feira (21), depois que vizinhos ouviram uma discussão em voz alta. Boris Johnson, está atualmente se divorciando de sua segunda esposa. Todos os moradores do endereço foram ouvidos e estão seguros e bem, disse a polícia, em comunicado.

Apoiadores de Johnson afirmam que a decisão de um vizinho de enviar uma gravação da discussão para o jornal Guardian teve motivações políticas. O vizinho Tom Penn, de 29 anos, disse em um comunicado que chamou a polícia porque estava “assustado e preocupado com o bem-estar dos envolvidos”.

Jeremy Hunt

O ministro das Relações Exteriores, Jeremy Hunt, de 52 anos, defendeu a permanência na UE em 2016, antes de mudar de opinião decepcionado pela atitude “arrogante” de Bruxelas nas negociações

Este ex-empresário que fala fluentemente japonês considera que buscar uma saída sem acordo da UE em outubro seria “um suicídio político” para os conservadores no poder.

Acompanhe tudo sobre:BrexitReino UnidoTheresa May

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'