Mundo

Novo premiê egípcio diz que seu cargo terá superpoderes

Kamal Ganzouri disse que não deve decidir os novos ministros antes da eleição legislativa; líder militar disse que não quer ficar no poder

Al-Ganazuri em Tantawi reunião sobre o novo governo (Amr Nabil/AFP)

Al-Ganazuri em Tantawi reunião sobre o novo governo (Amr Nabil/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de novembro de 2011 às 12h55.

Cairo - O novo premiê do Egito, Kamal Ganzouri, disse nesta sexta-feira que terá 'mais poderes do que qualquer outro chefe de Governo' do passado no Egito'.

Ganzouri, que já desempenhou o mesmo cargo no regime de Hosni Mubarak entre 1996 e 1999, relatou que não acredita ter um Executivo formado antes do início das eleições legislativas na próxima segunda-feira.

Explicou que em breve será aprovada uma emenda para delimitar suas prerrogativas como primeiro-ministro e apresentou sua experiência como aval para seu trabalho.

Da mesma forma, fez questão de esclarecer que o chefe da Junta Militar, o marechal Hussein Tantawi, com quem teve várias reuniões, 'não tem intenção de ficar no poder'.

'Se eu soubesse que o marechal queria ficar, não teria aceitado esta missão', afirmou.

Ganzouri, cuja nomeação foi rejeitada por milhares reunidos nesta sexta na Praça Tahrir contra a Junta Militar, convocou 'todas as correntes e partidos políticos' do país a proporem nomes para o novo Governo.

Alguns dos atuais ministros do ex-governante Essam Sharaf continuarão nos cargos, admitiu Ganzouri, mas ele vai trazer uma equipe de sua confiança, até porque não conhece parte do gabinete.

'Pedi a Tantawi que me dê tempo para eu formar o melhor Governo', insistiu.

O Executivo de Sharaf apresentou renúncia em plenário no domingo, após os violentos confrontos entre a Polícia e os manifestantes na Praça Tahrir, com saldo de 41 mortos e centenas de feridos. 

Acompanhe tudo sobre:PolíticaÁfricaEgitoPrimavera árabe

Mais de Mundo

Lula diz que abordará guerra da Ucrânia com Trump: ‘Quem sabe nossa química seja levada ao Putin’

Governo dos EUA diz que não pretende sair da ONU, apenas dar um 'empurrão'

Lula diz que ficou feliz com 'química' com Trump: 'falei a ele que temos muito o que conversar’

Lula se comprometeu a fazer ‘tudo o que estiver ao seu alcance’ para ajudar a Ucrânia, diz Zelensky