Mundo

Novo premiê da Bélgica ganha apoio do Parlamento

Di Rupo, que se torna o primeiro premiê de língua francesa da Bélgica em mais de três décadas, prometeu que seu governo será "de mudança, sem romper o modelo social"

A coalizão de Di Rupo reúne o partido socialista e partidos de centro e centro-direita das regiões flamenga e francesa da Bélgica (Benoit Doppagne/AFP)

A coalizão de Di Rupo reúne o partido socialista e partidos de centro e centro-direita das regiões flamenga e francesa da Bélgica (Benoit Doppagne/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de dezembro de 2011 às 14h55.

Bruxelas - O Parlamento da Bélgica aprovou neste sábado o governo do socialista Elio di Rupo, pondo fim a um impasse político que durou um ano e meio. A Câmara Baixa do Parlamento aprovou a coalizão de seis partidos de Di Rupo por 89 votos a 43. A Bélgica teve um governo interino pelos últimos 18 meses, recorde em tempos modernos.

Em discurso ao Parlamento, Di Rupo, que se torna o primeiro premiê de língua francesa da Bélgica em mais de três décadas, prometeu que seu governo será "de mudança, sem romper o modelo social", disse.

A coalizão de Di Rupo reúne o partido socialista e partidos de centro e centro-direita das regiões flamenga e francesa da Bélgica. Por outro lado, não inclui o partido separatista flamengo N-VA, que teve a maior votação no último pleito, em junho de 2010.

No mês passado, a Standard & Poor's reduziu o rating soberano da Bélgica por conta das incertezas políticas e deterioração da situação econômica do país. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:BélgicaEuropaPaíses ricos

Mais de Mundo

Exército de Israel inicia invasão por terra contra Hezbollah no sul do Líbano

Três brasileiros são presos sob suspeita de assassinato de francês em Bruxelas

Tentativa de assassinato de Donald Trump: acusado nega crimes

Le Pen e seu partido vão a julgamento na França sob acusação de desvio fundos da União Europeia