O NOVO IPHONE: preço de entrada do aparelho no Brasil, para o modelo mais básico, é de 3.499 reais / Beck Diefenbach/ Reuters (Beck Diefenbach/Reuters)
Da Redação
Publicado em 7 de setembro de 2016 às 18h14.
Última atualização em 23 de junho de 2017 às 18h41.
O novo iPhone
Em seu evento anual de lançamentos realizada nesta quarta-feira, a Apple mostrou ao mundo seu novo iPhone. O modelo 7 vem à prova d’água, com dois tamanhos, câmera de melhor resolução e sem entrada para fone de ouvido. A empresa de tecnologia lançou também uma segunda versão de seu relógio inteligente, o Apple Watch, o iOS 10, uma atualização de seu sistema operacional e os chamados Airpods, fones de ouvido sem fio que funcionam via Bluetooh.
–
Mario no mobile
A fabricante de games Nintendo aproveitou o evento da Apple para fazer uma surpresa aos fãs ao anunciar o game Super Mario Run – uma versão para smartphones do famoso personagem da companhia japonesa. Ao contrário do que ocorreu com o Pokémon Go, o jogo foi efetivamente desenvolvido pela Nintendo – no caso do Pokémon, a companhia só emprestou os direitos de imagem e detinha uma pequena participação nos lucros, já que a real desenvolvedora foi a americana Niantic. A Niantic, por sua vez, também lançou nesta quarta uma versão do Pokémon Go para o Apple Watch. Com ambos os anúncios, as ações da Nintendo chegaram a subir 25% em determinado momento do dia.
–
Duterte e Obama: paz?
Dois dias após o presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, se referir ao colega americano, Barack Obama, como “filho da puta”, os dois se cruzaram brevemente nesta quarta-feira, antes do início de um jantar da Associação das Nações do Sudeste Asiático. Em visita ao Laos, capital do Vietnã, Duterte e Obama posaram para fotos ao lado de outros líderes presentes e trocaram um aperto de mão. Os dois deveriam ter se encontrado na terça-feira 6, mas Obama cancelou a reunião.
–
Mexicano renuncia
Braço-direito do presidente mexicano Enrique Peña Nieto, o ministro das Finanças do país, Luis Videgaray, renunciou ao cargo nesta quarta-feira. A decisão ocorre uma semana após a visita do presidenciável republicano Donald Trump, vista como desastrosa por grande parte dos mexicanos – horas depois de deixar o México, Trump fez um pronunciamento reiterando sua intenção de construir, com dinheiro mexicano, um muro para bloquear a entrada de imigrantes na fronteira sul dos Estados Unidos. Fontes próximas ao governo afirmam que a controversa ideia de convidar Trump veio de Videgaray, o que reforça os boatos de que a visita do republicano tenha relação com sua saída.
–
Protestos na Venezuela
Opositores do governo de Nicolás Maduro organizaram novos protestos nas principais cidades venezuelanas nesta tarde. Liderados pela Mesa da Unidade Democrática (MUD), principal grupo de oposição, os manifestantes se concentraram em frente às 24 sedes do conselho eleitoral do país. O objetivo é pressionar para que seja aprovada a realização de um referendo sobre a permanência de Maduro na presidência – já foram coletadas assinaturas suficientes, mas elas ainda precisam ser aceitas pela justiça eleitoral, o que não deve ocorrer pelo menos até 2017. Na quinta-feira 1, milhares de pessoas foram às ruas da capital Caracas pedir a autorização do referendo.
–
Muro no Reino Unido
O Reino Unido anunciou que vai iniciar neste mês a construção de um muro anti-imigrantes na cidade de Calais, no Norte da França. Separada do território britânico pelo Canal da Mancha, Calais se tornou porta de entrada para imigrantes vindos do Oriente Médio e da África, que se escondem em caminhões e outros veículos para entrar ilegalmente no Reino Unido. O muro terá quatro metros de altura, um quilômetro de extensão e custará 1,9 milhão de euros – por ora, cercas de arame já foram colocadas. De acordo com o ministro de Imigração britânico, Robert Goodwill, a barreira faz parte de um pacote anglo-francês de investimentos em segurança nas fronteiras do Canal da Mancha.