Mundo

Novo governo japonês tem apoio de 64,4%, mostra pesquisa

Tóquio - O renovado gabinete do primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, recebeu apoio de 64,4 por cento da população em uma pesquisa divulgada neste sábado pela Kyodo News, configurando a maior taxa de aprovação desde que ele assumiu o cargo, no começo de junho.Kan anunciou na sexta-feira uma nova formação de seu gabinete, mantendo aliados em […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de setembro de 2010 às 14h31.

Tóquio - O renovado gabinete do primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, recebeu apoio de 64,4 por cento da população em uma pesquisa divulgada neste sábado pela Kyodo News, configurando a maior taxa de aprovação desde que ele assumiu o cargo, no começo de junho.
Kan anunciou na sexta-feira uma nova formação de seu gabinete, mantendo aliados em postos importantes e retirando apoiadores de seu rival Ichiro Ozawa, a quem ele derrotou em uma eleição pela liderança do Partido Democrático na terça-feira.

A taxa foi a maior desde que uma sondagem mostrou apoio de 61,5 por cento da população, pouco depois da formação do primeiro gabinete de Kan, quando ele assumiu o cargo no lugar de Yukio Hatoyama, informou a Kyodo. A taxa de desaprovação caiu para 21,2 por cento, ante 31,5 por cento uma semana atrás.

Pouco menos da metade dos entrevistados, 49,1 por cento, disse querer que a próxima eleição para a Câmara dos Deputados seja realizada em 2013, quando o mandato dos atuais parlamentares acaba, refletindo um desejo de Kan de permanecer como primeiro-ministro por algum tempo, para trabalhar nos crescentes desafios econômicos do Japão.

Kan, quinto primeiro-ministro do Japão em três anos, apontou na sexta-feira o especialista em segurança Seiji Maehara, um conservador, como novo ministro de Relações Exteriores, entre outras mudanças.

Ele manteve no cargo o ministro das Finanças, Yoshihiko Noda, que nesta semana supervisionou a primeira intervenção do país nos mercados de câmbio em mais de seis anos.

Leia mais sobre o Japão

Acompanhe as notícias internacionais pelo Twitter

Acompanhe tudo sobre:Países ricosÁsiaJapãoDemocraciaGoverno

Mais de Mundo

Trump renova pedido de demissão de Lisa Cook, diretora do Fed

Suposto assassino de Kirk 'não está cooperando' nem confessou, diz governador de Utah

Devemos agir de acordo com o pensamento da 'Geração Z', diz nova primeira-ministra do Nepal

EUA e China retomam negociações em Madri com impasse sobre tarifas e futuro do TikTok