Mundo

Novo governo da Itália tem aprovação recorde

Governo liderado pelo primeiro-ministro Mario Monti tem quase 80% de aprovação no momento em que inicia sua tarefa de tentar melhorar o quadro econômico do país

Novo primeiro-ministro italiano, Mario Monti (Alberto Pizzoli/AFP)

Novo primeiro-ministro italiano, Mario Monti (Alberto Pizzoli/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de novembro de 2011 às 09h04.

Roma - O novo governo tecnocrata da Itália, liderado pelo primeiro-ministro Mario Monti, tem quase 80% de aprovação no momento em que inicia sua tarefa de tentar melhorar o quadro econômico do país europeu, segundo uma pesquisa divulgada hoje. O governo tem o apoio de 78,6% dos consultados, segundo sondagem publicada no jornal de esquerda La Repubblica.

O próprio Monti tem o apoio de 83,8% dos italianos, segundo a pesquisa realizada pela empresa Demos entre 17 e 18 de novembro. Especialistas em economia e comentaristas políticos dizem que o tecnocrata de fala mansa, mas impositiva, tem impressionado um eleitorado cansado do histrionismo do predecessor Silvio Berlusconi, que não sobreviveu à pressão do mercado.

"Uma semana foi o suficiente para o clima da opinião pública mudar da depressão para a euforia", afirmaram os responsáveis pela pesquisa, falando de uma "maioria sem precedentes" de apoio na Itália para o período desde o final da Segunda Guerra (1939-45).

Outros líderes de partidos políticos da Itália estão bem atrás do ex-comissário da União Europeia Monti no quesito popularidade. O chefe do esquerdista Partido Democrata, Luigi Bersani, aparece com 48,1% de apoio na pesquisa, enquanto Berlusconi tem 28,6% de aprovação. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEuropaItáliaPiigsCrise política

Mais de Mundo

Governo da Itália desmantela esquema de fraudes para obtenção de cidadania

Trump conversou por telefone com Maduro sobre possível encontro, diz jornal

Trump diz que vai cancelar 92% das ordens assinadas por Biden

Acordo UE-Mercosul: votação dos países europeus ocorrerá entre 16 e 19 de dezembro