Mundo

Nove mineiros morrem soterrados após acidente em mina na China

Uma explosão em 10 de janeiro em uma mina de ouro bloqueou 22 mineiros a centenas de metros de profundidade. Buscas continuam por mais um homem ainda não encontrado

Equipe de resgate na China: acidente isolou 22 mineiros (AFP/AFP)

Equipe de resgate na China: acidente isolou 22 mineiros (AFP/AFP)

A

AFP

Publicado em 25 de janeiro de 2021 às 09h12.

Nove dos 10 mineiros ainda presos a centenas de metros de profundidade em uma mina de ouro no leste da China foram encontrados mortos, anunciou nesta segunda-feira, 25, a imprensa estatal chinesa. Os esforços de resgate continuam para encontrar o último mineiro preso, de quem não há notícias no momento.

Uma explosão em 10 de janeiro em uma mina de ouro em Qixia, na província oriental de Shandong, bloqueou 22 mineiros a várias centenas de metros de profundidade.

Desde então, 10 morreram, 11 foram resgatados vivos no domingo e um ainda é procurado, informou a agência de notícias Xinhua.

Mas apesar dos "esforços incessantes" das equipes de resgate, "infelizmente nove mineiros foram encontrados mortos" e seus "corpos foram recuperados", disse Chen Fei, prefeito de Yantai -- a cidade que administra Qixia.

A deflagração obstruiu o duto de ventilação e danificou o teleférico que permitia que os mineiros subissem à superfície.

Os socorristas tentam há duas semanas resgatar os trabalhadores bloqueados a várias centenas de metros no subsolo e ameaçados pela elevação das águas. Um dos mineiros presos não resistiu aos ferimentos sofridos e morreu na semana passada.

Na manhã de domingo, os enormes obstáculos que obstruíam o duto de ventilação caíram para o fundo, o que facilitou o resgate dos mineiros.

Um contato foi estabelecido há uma semana com eles, presos a cerca de 580 metros de profundidade.

Graças a um cabo metálico introduzido por meio de um duto perfurado na rocha, os socorristas conseguiram enviar alimentos, remédios e telefones a esse grupo de mineiros encontrados.

As operações de perfuração foram complicadas pela estrutura geológica do solo, feito de rochas particularmente duras como o granito.

Acompanhe tudo sobre:ChinaMineraçãoOuro

Mais de Mundo

Trump nomeia Robert Kennedy Jr. para liderar Departamento de Saúde

Cristina Kirchner perde aposentadoria vitalícia após condenação por corrupção

Justiça de Nova York multa a casa de leilões Sotheby's em R$ 36 milhões por fraude fiscal

Xi Jinping inaugura megaporto de US$ 1,3 bilhão no Peru