Mundo

Novas sanções ameaçam processo de paz na Ucrânia, diz Putin

O governo de Moscou já proibiu importações de alimentos de países que puniram a Rússia, o que acabou alimentando a inflação

Putin: Rússia retaliará caso isso sirva para interesses da economia do país, diz (Alexander Zemlianichenko/Pool/Reuters)

Putin: Rússia retaliará caso isso sirva para interesses da economia do país, diz (Alexander Zemlianichenko/Pool/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de setembro de 2014 às 15h33.

Moscou - A Rússia está considerando medidas retaliatórias contra as sanções impostas por países do Ocidente, mas vai impor penalidades apenas depois de estudar suas implicações, afirmou o presidente russo, Vladimir Putin, segundo a agência de notícias russa Interfax.

Putin disse que as novas sanções ameaçam o processo de paz na Ucrânia.

Segundo ele, a Rússia vai retaliar caso isso sirva para os interesses da economia do país.

O governo de Moscou já proibiu importações de alimentos de países que puniram a Rússia, o que acabou alimentando a inflação.

Os comentários foram feitos logo depois de os EUA anunciarem uma expansão das sanções contra a Rússia, restringindo o acesso a empréstimos de longo prazo para os maiores bancos russos, incluindo o Sberbank.

Mais cedo a União Europeia também implementou sua lista de punições ampliadas.

No início desta semana o consultor econômico de Putin, Andrei Belousov, disse que a Rússia poderia responder introduzindo limites para a importação de carros usados da Europa e de outros bens de consumo.

Separadamente o ministro da Economia da Rússia, Alexei Ulyukayev, alertou que o governo pode adotar "medidas protetoras" contra produtos ucranianos.

Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDiplomaciaEuropaGuerrasPolíticosRússiaUcrâniaVladimir Putin

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado