Mundo

Nova Zelândia emite alerta de tsunami após registrar três fortes terremotos

População foi orientada a procurar locais de maior altitude para se abrigar, se afastando das praias e de locais turísticos

 (Fiona Goodall/Reuters)

(Fiona Goodall/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 4 de março de 2021 às 19h11.

A Nova Zelândia registrou nesta quinta-feira, 4, ao menos três terremotos de magnitude superior a 7 na escala Richter (que vai até 10). O mais forte foi o terceiro, de magnitude 8,1, registrado às 8h28 (de sexta-feira na hora local, e 16h28 desta quinta, em Brasília).

O alerta de tsnunami foi emitido após o primeiro sismo, de 7,2, com epicentro a 105 km de Te Araroa, a leste da Ilha Norte, mas retirado pouco depois. Em seguida, o país registrou um segundo terremoto de 7,4 e o terceiro, quando as autoridades neozelandesas decidiram então retomar o alerta de tsunami.

A Agência Nacional de Gerenciamento de Emergências da Nova Zelândia emitiu alerta de tsunami para as áreas costeiras do país. As populações dessas regiões foram orientadas a procurar locais de maior altitude para se abrigar, se afastando das praias e de locais turísticos.

Embora os terremotos tenham acionado sistemas de alerta, nenhum deles pareceu representar uma ameaça generalizada a vidas ou infraestruturas importantes. Mas autoridades de defesa civil ponderaram que um tsunami prejudicial era possível.

O Sistema de Alerta de Tsunami dos EUA afirmou que o terremoto mais forte poderia causar ondas de 1 a 3 metros na Polinésia Francesa e ondas de até 1 metro em Niue, Nova Caledônia e Ilhas Salomão.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos informou que o terremoto mais forte teve epicentro nas remotas ilhas Kermadec, a uma profundidade de 19 quilômetros.

Os primeiros terremotos foram sentidos nas principais cidades de Auckland, Wellington e Christchurch e os residentes relataram ter acordado com os tremores.

Em 2011, um terremoto de magnitude 6,3 registrado na cidade de Christchurch matou 185 pessoas e destruiu grande parte do centro da cidade.

Acompanhe tudo sobre:TerremotosTsunamiNova Zelândia

Mais de Mundo

Marchas em apoio aos palestinos reúnem centenas de milhares de pessoas na Europa

Ato de campanha de Milei provoca incidentes com detidos na Argentina

Ataque russo a estação de trem na Ucrânia deixa ao menos um morto e 30 feridos

Trump adverte Hamas para que não atrase acordo de paz em Gaza