Mundo

Nova York tem recorde de segregação escolar dos EUA

Das 32 escolas públicas analisadas, 19 tinham somente 10% ou uma porcentagem menor de alunos brancos


	Nova York: "as pessoas vêm à Manhattan e veem pessoas de todas as raças, todas as nacionalidades. Mas não veem as escolas", ressaltou autor do estudo
 (AFP)

Nova York: "as pessoas vêm à Manhattan e veem pessoas de todas as raças, todas as nacionalidades. Mas não veem as escolas", ressaltou autor do estudo (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de abril de 2014 às 18h25.

Nova York, cidade considerada multicultural, tem o maior índice de segregação racial entre as escolas dos Estados Unidos, segundo um relatório divulgado nesta quarta-feira.

Um estudo, realizado pela Universidade da Califórnia de Los Angeles (UCLA), revela que "o estado de Nova York tem o maior número de escolas em que prevalece a segregação no país", e ressalta que a cidade de Nova York tem um peso importante nos índices estaduais.

Nenhum dos cinco distritos da cidade (Manhattan, Brooklyn, Bronx, Queens e Staten Island) escapa do problema. Das 32 escolas públicas analisadas, 19 tinham somente 10% ou uma porcentagem menor de alunos brancos. A pesquisa foi feita utilizando matrículas dos alunos de 1989 a 2010.

A população de Nova York é composta de 33,3% de brancos, 28,6% de hispânicos, 25,5% de negros e 12,7% de asiáticos, segundo dados oficiais.

Para os autores do trabalho, Gary Orfield e John Kucsera, a imagem cosmopolita da "Grande Maçã" é uma ilusão quando se trata da educação. "As pessoas vêm à Manhattan e veem pessoas de todas as raças, todas as nacionalidades. Mas não veem as escolas", ressaltou Orfield á AFP.

Ao contrário das ideias pré-concebidas, "nenhum dos estados do sul", que ficaram marcados pela segregação, "chega aos pés de Nova York", assegurou.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEstados Unidos (EUA)Metrópoles globaisNova YorkNegrosEscolas

Mais de Mundo

Justiça da Colômbia ordena libertação de Uribe enquanto decide sobre condenação

Venezuela diz que 'ameaças' dos EUA põem em risco estabilidade latino-americana

EUA aceita pedido de consultas do Brasil para negociar tarifaço de Trump na OMC

EUA vai avaliar 'antiamericanismo' de imigrantes que buscam 'green card' e outros benefícios