EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 2 de janeiro de 2014 às 19h55.
O nordeste dos Estados Unidos se preparava nesta quinta-feira para sua primeira grande tempestade de inverno do ano, com intensas nevascas, ventos gelados, temperaturas de até 12 graus negativos em Nova York e a anulação de centenas de voos na região.
A tempestade que "afetará a maior parte do leste dos Estados Unidos" estava acompanhada de "um vento ártico que se infiltrará pelo noroeste" da Nova Inglaterra, informou o último boletim do Serviço Meteorológico Nacional (NWS).
"Parte do sul da Nova Inglaterra (Massachusetts, Connecticut, Rhode Island) e o leste e sudeste de Nova York poderão experimentar um período de forte nevasca com ventos tempestuosos", afirma o boletim da NWS.
A chegada da tempestade já causava atrasos e cancelamentos de diversos voos na região na tarde desta quinta-feira.
Aviões que pousariam no aeroporto JFK, em Nova York, sofreram atrasos de cinco horas "devido à neve e ao gelo" nas cidades de origem. Em Newark, em Nova Jérsei, havia mais de 150 voos cancelados. Em LaGuardia, o terceiro maior aeroporto de NY, cerca de 50 voos foram anulados - segundo o site FlightAware.
Em Chicago, cerca de 330 voos foram cancelados e outros 250 sofriam atrasos. O aeroporto Logan, em Boston, já registrava 30 anulações e anunciou que suspenderá suas operações às 23H30, horário de Brasília.
O governador de Connecticut, Dannel Malloy, pediu para que os funcionários do estado encerrem o expediente em três turnos, para evitar congestionamentos durante a passagem da tempestade.
Para Nova York, as autoridades preveem para esta sexta-feira até 20 centímetros de neve e ventos de até 50 km/h, com temperaturas de até 12 graus negativos, com uma sensação térmica de até -23.
Nos condados de Nassau e Suffolk, em Long Island, leste da Grande Maçã, foi lançado um alerta de tempestade com até 25 cm de neve e rajadas de ventos de 72 km/h.
"Estamos focados como um laser, estamos prontos", afirmou nesta quinta-feira o novo prefeito de Nova York, Bill de Blasio.